Serão 12 jogos decisivos para o interior gaúcho. A Segundona e a Copa Hélio Dourado começam neste sábado suas fases de mata-mata. No primeiro campeonato, os jogos já valem vaga para a Divisão de Acesso de 2013. No segundo, as definições de classificados para as competições nacionais (Copa do Brasil e Série D) só saem nas finais.
O Entrevero apresenta os prognósticos:
Segundona
Sábado, 15h30min Guarany-Ba x Aimoré
Por essas ironias do futebol, o Aimoré, dono da melhor campanha da primeira fase enfrentará justamente o adversário que não gostaria. O Guarany-Ba cresceu nas últimas rodadas e conta com Adriano Gabiru para buscar a vaga. O fator local e os retornos de Jean Michel e Goico podem favorecer os bajeenses. Mas, se sair vivo do Estrela D'Alva, Aimoré deve avançar.
Domingo, 15h30min Gaúcho x Três Passos
O Três Passos foi o único clube invicto da primeira fase. O Gaúcho só conseguiu vaga na última rodada. Os passo-fundenses tem mais tradição, mas o TAC foi um dos times mais bem-armados da primeira fase. Pela lógica, passa o Três Passos.
Domingo, 15h30min Tupi x Garibaldi
O Garibaldi conseguiu fazer boa campanha na primeira fase e teve um ataque muito positivo, marcando 15 gols em 10 jogos. A defesa é que não teve o mesmo desempenho, levando uma média de um gol por jogo. Mesmo assim, é favorito contra a o representante de Crissiumal.
Domingo, 15h30min Nova Prata x Bagé
O Bagé foi a grande surpresa da primeira fase. Tido como o patinho feio da cidade e ofuscado pelas contratações vultuosas do rival da cidade, o jalde-negro bajeense - como é conhecido - ficou na segunda posição de sua chave e chegou a golear o Guarany na primeira fase. O confronto marca também o duelo entre as duas melhores defesas da primeira fase: o Bagé levou cinco gols, o Nova Prata, quatro.
Copa Hélio Dourado
Sábado, 15h30min Cruzeiro x Brasil-Pel
O jogo pode ser a despedida do estádio Estrelão, na Protásio Alves. Caso seja eliminado na Copinha, o Cruzeiro só jogará em 2013, quando terá sua nova casa, em Cachoeirinha. Por esse caráter de adeus, é esperada boa presença de público. Especialmente por se tratar do Brasil-Pel, que já confirmou algumas excursões para a Capital.
Sábado, 15h30min Cerâmica x Sapucaiense
Equilíbrio total neste confronto. As duas equipes tiveram campanhas parecidas na primeira fase, com 17 e 15 pontos para Sapucaiense e Cerâmica, respectivamente. Ficaram em igualdade até nos dois confrontos diretos: 1 a 1 no primeiro e 0 a 0 no segundo.
Sábado, 15h30min Juventude x Novo Hamburgo
Para o Juventude, a Copa Hélio Dourado vale o segundo semestre até do ano que vem. Atual campeão, busca o bi e aposta todas as fichas na competição. O Novo Hamburgo, por outro lado, monta o time para o Gauchão. Vantagem dos caxieneses.
Sábado, 19h30min Pelotas x Caxias
Com uma campanha oscilante, que alternou goleadas pró e contra na primeira fase, o Pelotas não conseguiu boa campanha. Mas as contratações do lateral George Lucas, do meia Marabá e do centroavante Wellington devem trazer boas condições para o técnico Beto Almeida disputar a segunda fase. Os novos jogadores e a promoção de ingressos para o jogo contra o Caxias dão ao Lobão um favoritismo, especialmente para a primeira partida. Se a gurizada caxiense sobreviver à Boca do Lobo, pode complicar no Centenário.
Domingo, 15h30min Grêmio x Ypiranga
A primeira fase do Ypiranga foi quase perfeita. A equipe de Erechim, que busca se reestruturar após o rebaixamento no Gauchão, conseguiu a segunda melhor campanha geral. O time de Leocir Dall'Astra entra em melhores condições do que o jovem plantel gremista, que só conseguiu vaga para a segunda fase nas última rodada. Desta vez, o interior é favorito.
Domingo, 15h30min 14 de Julho x Guarany-Cam
É unanimidade nas regiões Sul e Fronteira: jogar em Santana do Livramento e em Camaquã é muito difícil. Os pequenos e incendiários estádios João Martins e Coronel Sílvio Luiz fazem a diferença para 14 de Julho e Guarany-Cam. Mesmo assim, na primeira fase, cada um ganhou sua partida fora de casa. O cenário não deve se repetir no mata-mata. O Guarany está mais consolidado enquanto o 14 ainda busca reestruturação após o rebaixamento na Divisão de Acesso. Os camaquenses chegam melhor.
Segunda-feira, 20h Milan x São Paulo
O Milan tem a pior campanha entre os classificados. O time de Júlio de Castilhos só está na segunda fase em razão da perda de seis pontos do Riopardense por escalação irregular de um jogador. A equipe não venceu um jogo sequer e só marcou quatro gols em oito jogos. O São Paulo, por sua vez, vem crescendo na competição. O técnico Rudi Machado encontrou o padrão ideal. Sem contar o fator local: voltando em boas condições da região central do Estado, o Aldo Dapuzzo deve lotar na volta.
Quarta-feira, 15h30min Riograndense-SM x Inter
O Inter sobrou na primeira fase. Utilizando jogadores que já apareceram pela equipe de Fernandão, como Maurides, João Paulo e Rafael Pernão, é o grande favorito ao título. Mesmo assim, o Riograndense-SM conseguiu boa recuperação e conta com as boas atuações de Tiago Duarte e Chiquinho. No mata-mata, a experiência pode fazer a diferença.
Decisão
Segundona e Copa Hélio Dourado começam mata-mata no final de semana
Sábado, domingo, segunda e quarta-feira serão dias agitados para o interior nas duas competições
GZH faz parte do The Trust Project