A poucas horas do que pode ser a tão almejada conquista do ouro olímpico, a Seleção Brasileira cedeu às tentações da exaltação patriótica, ao estilo do que marcou o time nos tempos da "amarelinha" de Zagallo. No início da tarde da última quinta, jogadores concederam entrevista coletiva com uma enorme bandeira do país ao fundo e o tom das declarações foi de amor à pátria. O atacante Neymar, astro da equipe, foi quem mais aderiu ao discurso, dizendo o sacrifício que é estar longe de amigos e familiares para dedicar-se à missão.
- Disputar uma final pela Seleção para mim é uma honra depois de dois anos de trabalho lá no Sul-Americano tirando as nossas férias, ralando pra caramba, hoje estamos aqui na Olimpíada. Fazemos isso por vocês, brasileiros!
Durante as quase quatro semanas em que a equipe está em solo inglês o técnico Mano Menezes chancelou a ideia da "pátria em chuteiras", roubando expressão do cronista Nelson Rodrigues. Mais de uma vez o técnico disse que a Seleção Brasileira está acima de projetos pessoais e que os jogadores têm o dever de manter acesa a paixão dos torcedores pela equipe.
A ideia exposta por Mano logo após a vitória na semifinal sobre a Coreia de que chegar à final após 24 anos de espera já foi um feito enorme também conquistou a adesão dos atletas, que no dia seguinte ao jogo comemoraram a classificação com um churrasco no hotel da equipe, em Saint Albans. Neymar, novamente, foi quem mais defendeu essa linha de pensamento.
- É uma honra gigantesca estar numa final de olimpíada. A gente sabe que é muito difícil vencer. Se não o Brasil teria umas 20 medalhas porque sempre tivemos grandes jogadores. A gente está representando todos eles nessa final.
Camisa canarinho
Seleção adere à "pátria de chuteiras" na véspera da decisão olímpica
Com enorme bandeira brasileira ao fundo, Neymar diz: "Fazemos isso por vocês, brasileiros!"
GZH faz parte do The Trust Project