Após a disputa da primeira prova do pentatlo moderno, a esgrima, nos Jogos Olímpicos de Londres, a atleta Yane Marques largou na sexta colocação na classificação geral, com 904 pontos.
Em sua segunda Olimpíada, a única representante do Brasil na modalidade nesta edição do evento esportivo venceu 21 lutas e perdeu 14. A liderança é de Elena Rublevska, da Letônia, que obteve 25 vitórias e 10 derrotas, somando 1.000 pontos. A próxima prova será a natação, a partir das 8h35min (de Brasília) deste domingo.
Na esgrima no pentatlo moderno, as regras são um pouco diferentes da versão tradicional da modalidade. Neste caso, todas as atletas se enfrentam e contam-se as vitórias e derrotas para se definir a pontuação. Ganha cada confronto a competidora que tocar a adversária primeiro.
Presente nos Jogos Olímpicos desde Estocolmo/1912, o pentatlo moderno passou por mudanças para a Olimpíada de Londres. Esta é a primeira vez que o evento combinado de tiro e corrida é realizado. A esgrima abre as disputas, seguida da natação e do hipismo.
No evento combinado, o pentatleta passou a ter que acertar cinco disparos e depois percorrer mil metros. A sequência é repetida mais duas vezes, totalizando três séries de tiro, com 15 acertos, e três mil metros de corrida.
Outra novidade em Londres está na prova de tiro. No lugar da tradicional pistola de ar comprimido com chumbinho de munição, agora os atletas atiraram com uma pistola a laser. A luminosidade de acerto ou erro no alvo é acionada pela emissão de um feixe de luz. Sua adesão não foi apenas por questões de segurança, mas também para eliminar o impacto ambiental causado pelos projéteis de chumbo.
A tecnologia foi usada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto de 2010, em Cingapura. A estreia no circuito internacional sênior ocorreu na primeira etapa da Copa do Mundo de 2011, nos Estados Unidos. Desde então, se tornou o aparato oficial.
Segue na disputa
Após a esgrima, brasileira Yane Marques é sexta no pentatlo moderno
Na primeira prova da modalidade, brasileira venceu 21 lutas e perdeu 14
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: