O racha entre Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho não ganhou novos desdobramentos na Bolívia. Em prol do objetivo comum do grupo e do técnico, o desgaste na relação foi minimizado e um pacto selado pelos jogadores colocou a classificação para a fase de grupos da Libertadores como a prioridade.
E o primeiro dos dois compromissos para a conclusão com êxito da meta traçada será esta quarta-feira, a partir das 21h50, de Brasília, contra o Real Potosí, no estádio Víctor Agustín Ugarte.
A crise que cercou o Flamengo no Rio de Janeiro teve a altitude de 2700 metros de Sucre como escudo e foi minimizada por meio de um voto de confiança do grupo ao treinador. Na semana passada, os jogadores tiveram uma conversa reservada por meio da qual se alinharam e prometeram carimbar a vaga para o Grupo 2 da competição sul-americana.
Publicamente, os rubro-negros não falam sobre o tom da conversa, mas admitem que há um consenso entre eles de que o ambiente extracampo não é assunto para ser debatido neste momento.
- Sabemos das coisas que estão acontecendo, mas temos de esquecer. Viemos para fazer um bom trabalho aqui e buscar a vitória, que é mais importante - comentou o volante Willians.
O próprio Vanderlei Luxemburgo tratou de não alimentar qualquer polêmica durante a estadia em Sucre. O treinador adotou uma postura reservada e, pelo menos nos trabalhos em campo, conseguiu se reaproximar do grupo. A pessoas próximas, Luxemburgo diz que não pedirá para sair do Flamengo.
Apesar de reconhecer que está sem o respaldo da diretoria, ele não deixará de cumprir o objetivo principal de seu projeto que era assegurar o time na Libertadores este ano. Os próximos acontecimentos em torno desse imbróglio podem ganhar contornos finais até a segunda partida, na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro.
Mas enquanto a classificação estiver em jogo, ainda não é possível cravar qual lado ganhará a queda de braço.
Na Bolívia
Jogadores do Flamengo selam pacto por Libertadores
Grupo minimiza problemas foram de campo, visando classificação para a fase de grupos do torneio sul-americano
GZH faz parte do The Trust Project