O Flamengo passeou em cima do desesperado Cruzeiro, neste domingo, no Engenhão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-negro fez 5 a 1 na Raposa, com três gols de Thiago Neves e voltou a brigar pelo título.
O Cruzeiro saiu na frente. Desvio no primeiro pau de Farías, após escanteio de Montillo, e Anselmo Ramon fuzilou de primeira, sem chance para Paulo Victor, aos 23 minutos. O Flamengo empatou com Deivid, aos 35: chutou de longe, a bola explodiu no travessão, nas costas de Fábio e morreu nas redes celestes.
No segundo tempo, com a entrada de Muralha no lugar de Maldonado, o Flamengo tentava dar mais qualidade ao toque de bola no meio de campo, mas sem perder poder de marcação. E o jovem já começou incomodando a zaga cruzeirense. De cabeça, após confusão na área, o volante cabeceou forte e Fábio espalmou para a linha de fundo. Na sequencia, Ronaldinho cobrou fechado, o goleiro celeste deixou passar e Deivid cabeceou para marcar o seu segundo gol, aos quatro minutos, para colocar o Mengão, de novo, na briga pelo título.
Aos seis, o Cruzeiro perdeu, com uma lesão muscular, seu principal jogador. Montillo, em disputa de bola com Aírton, sentiu a coxa direita e logo pediu substituição, Roger entrou. Se com o camisa 10 estava difícil, sem ele ficou quase impossível. Para dar um balde de água fria na Raposa, Muralha lançou Thiago Neves livre nas costas de Léo, o meia chutou firme, no cantinho de Fábio, aos oito minutos. Com a Raposa perdida psicologicamente, o Mengão aproveitou para golear. Muralha, figura que mudou o jogo, cruzou na cabeça de Thiago Neves para o quarto gol, aos 12.
Com o placar dilatado, o Flamengo começou a explorar um jogo mais de toque de bola, deixando o cronômetro correr para assegurar mais três pontos no Campeonato Brasileiro. Mas a fase é deprimente para a Raposa, Fábio errou na saída de bola, e Thiago Neves encobriu o goleiro cruzeirense, aos 25 minutos.
Os cariocas têm 55 pontos, três a menos que o líder Corinthians, e estão na quarta posição. Já o time celeste entrou na zona do rebaixamento, com 34 pontos e na 17ª colocação. O Ceará possui um ponto a mais que os cruzeirenses, após vencer o Avaí, na Ressacada.
Na próxima rodada, o Flamengo encara o Coritiba, no Couto Pereira, às 17h, no domingo. Às 19h, no mesmo dia, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro recebe o Internacional.
De volta ao páreo
Flamengo goleia o Cruzeiro, que não consegue sair da zona de degola
Thiago Neves marcou três vezes no segundo tempo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: