O judô brasileira pisa no tatame de Guadalajara como favorito. Nos próximos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem entre 14 e 30 de outubro, no México, 14 judocas não apenas disputam as seletivas como também têm boas chances de conquistar medalhas. Três deles são do Rio Grande do Sul: Mayra Aguiar (até 78kg), Felipe Kitadai (até 60kg) e Maria Portela (até 70kg).
Mais do que reforçar as boas chances de medalhas, o técnico do trio, Antonio Carlos Pereira, diz que está certo de que os judocas brasileiros irão conquistar bons resultados em todas as categorias. Além disso, ele acredita que todos os 14 podem ser campeões.
- Hoje, o judô é uma das principais modalidades do Brasil e vai como franco favorito. Devemos ganhar muitas medalhas. Vivemos uma realidade diferente de outras modalidades. Há um investimento alto, diferente de outros tempos. Acredito, sim, que o Brasil chega ao pódio nas 14 categorias - opina.
O embarque ocorre somete após o dia 20 de outubro, uma vez que o judô tem lutas marcadas para entre os dias 26 e 29. Até a viagem, portanto, os treinos seguem constantes. Destaque da equipe, a gaúcha Mayra Aguiar tem uma rotina de quatro horas diárias de treinamentos, em dois turnos.
- Tem sido bem puxado. E lutar na altitude é diferente - diz, referindo-se aos 1.500m que Guadalajara está acima do nível do mar. - Parece que é preciso o dobro da força para lutar - complementa Mayra, que vê a norte-americana Kayla Harrison como a principal rival.
Em 15 edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil participará pela 12ª vez no judô. Os brasileiros já conquistaram 97 medalhas: 25 de ouro, 29 de prata e 43 de bronze. Em 2007, foram 13. Uma delas, o ouro de Tiago Camilo, que tenta o bi.
Confira os judocas brasileiros que vão ao Pan (em destaque, os gaúchos):
Sarah Menezes (48kg)
Erika Miranda (52kg)
Rafaela Silva (57kg)
Katherine Campos (63kg)
Maria Portela (70kg)
Mayra Aguiar (78kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg)
Felipe Kitadai (60kg)
Leandro Cunha (66kg)
Bruno Mendonça (73kg)
Leandro Guilheiro (81kg)
Tiago Camilo (90kg)
Luciano Corrêa (100kg)
Rafael Silva (+100 kg)
Notícia
Técnico dos judocas gaúchos acredita em medalhas em todas categorias
Dos 14 brasileiros que disputarão o Pan, no México, três deles são do Rio Grande do Sul
GZH faz parte do The Trust Project