O atletismo brasileiro fechou com medalha de ouro a participação nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No último dia de disputas, neste domingo, o paulista Solonei Silva venceu a maratona masculina em 2h16m37s, garantindo o 48º ouro do país na competição. O outro brasileiro na prova, Jean Silva, chegou em nono, com 2h22m41.
A Colômbia completou o pódio da maratona. Diego Alberto Colorado ficou com a medalha de prata, com 2h17m13s, e Juan Carlos Cardona, com o bronze, com 2h18m20s.
Solonei cruza a linha de chegada com a bandeira do Brasil
Foto: Jefferson Bernardes, Vipcomm
Com o resultado alcançado por Solonei, o Brasil manteve a hegemonia na maratona masculina, com quatro títulos consecutivos. Vanderlei Cordeiro de Lima venceu em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, enquanto Franck Caldeira cruzou em primeiro no Rio-2007. Em Guadalajara, a equipe nacional já havia conseguido o ouro na maratona feminina, com Adriana da Silva.
Foi também a melhor participação do atletismo brasileiro em Jogos Pan-Americanos. No total, o país conquistou 10 ouros, seis pratas e sete bronzes, superando o Rio 2007, quando havia conseguido nove, cinco e nove.