Atlético Mineiro e Cruzeiro, que precisaram esperar até a terceira rodada para conseguir a primeira vitória na fase de grupos da Copa Libertadores, tentarão engrenar de vez no torneio nesta semana, ao receber Santa Fe e Mineros, respectivamente.
Os dois clubes mineiros já venceram estes dois adversários fora de casa há três semanas, por isso encaram com confiança os duelos de volta, agora com o apoio de suas torcidas.
Os outros três representantes do Brasil na competição (Corinthians, São Paulo e Inter) só jogam pela Libertadores na semana que vem.
Por mais que tenha vencido apenas um dos três jogos que disputou no torneio, o Cruzeiro está numa situação confortável, liderando o Grupo 3, com os mesmos cinco pontos do surpreendente Universitario de Sucre, na Bolívia, que tem saldo de gols inferior (2 contra 1).
O atual bicampeão brasileiro enfrenta nesta quarta-feira (8/4) no Mineirão o lanterninha Mineros, que soma apenas um ponto, enquanto os bolivianos visitam na Argentina o terceiro colocado Huracán, que tem três.
Já o Galo divide a lanterna do Grupo 1 com o Atlas, do México. Ambos somam três pontos, três a menos do que Santa Fe e Colo Colo.
Depois de um início desastroso, com duas derrotas em dois jogos, os comandados de Levir Culpi chegam com moral com a vitória fora de casa sobre o Santa Fe, que nunca havia sido derrotado diante de um time brasileiro em seu estadio.
O campeão da Copa do Brasil recebe os colombianos na quinta-feira (9/4), no Independência. Nesta terça-feira, o Atlas recebe o Colo Colo em Guadalajara, sendo que duas vitórias dos mandantes nesta rodada podem deixar a chave totalmente embolada, com seis pontos para cada equipe.
River em apuros
Cinco equipes podem garantir já nesta semana a vaga para as oitavas de final, para se juntar a Boca Juniors e Tigres, do México, já classificados.
Os tradicionais Racing e Estudiantes, da Argentina, só dependem de si, assim como os paraguaios do Libertad. Já Juan Aurich, do Peru, e Wanderers, do Uruguai, dependem de outros resultados.
No grupo 8, o Racing só precisa de um empate com o Guaraní no Paraguai para carimbar a vaga.
Libertad e Estudiantes, que dividem a liderança do grupo 7, precisam vencer em casa Barcelona de Guayaquil e Atlético Nacional de Medellín, respectivamente.
Para o Wanderers, a tarefa será mais complicada. Pelo grupo 5, terá que vencer o já classificado Boca em Montevidéu e torcer por um tropeço do Palestino diante do fraco Zamora, que ainda não pontuou na competição.
O Juan Aurich precisa vencer os bolivianos do San José, na altitude de 3.800 m de Oruro, e ainda secar o River Plate, que está à beira do abismo.
Atual campeão da Copa Sul-Americana, o gigante argentino é terceiro colocado do grupo 6, com apenas três pontos, dois a menos que o time peruano, e faz um jogo de vida ou morte no México, contra o já classificado Tigres, do brasileiro Rafael Sóbis.
Partidas desta semana na Libertadores:
Grupo 1
Terça-feira (7/4)
Atlas-MEX x Colo-Colo-CHI
Quinta-feira (9/4)
Atlético-MG x Santa Fe-COL
Grupo 3
Quarta-feira (8/4)
Huracán-ARG x Universitário de Sucre-BOL
Cruzeiro x Mineros-VEN
Grupo 5
Terça-feira, (7/4)
Palestino-CHI x Zamora-VEN
Quinta-feira (9/4)
Wanderers-URU x Boca Juniors-ARG
Grupo 6
Terça-feira (7/4)
San José-BOL x Juam Aurich-PER
Quarta-feira (8/4)
Tigres x River Plate-ARG
Grupo 7
Quinta-feira (9/4)
Libertad-PAR x Barcelona-EQU
Estudiantes-ARG x Nacional-COL
Grupo 8
Terça-feira (7/4)
Guaraní-PAR x Racing-ARG
Quarta-feira (8/4)
Deportivo Táchira-VEN x Sporting Cristal-PER