Com data marcada (8 de junho) para mandar a partida contra contra o Delfín-EQU, no Estádio Alfredo Jaconi, pela Copa Sul-Americana, o Inter também se prepara para treinar novamente no Rio Grande do Sul. O clube estima a necessidade de trabalhar na Capital ou na Região Metropolitana principalmente pela proximidade com familiares e torcida, mas também por logística: outros jogos no próximo mês também devem ser realizados em território gaúcho.
A organização atual do Departamento de Futebol prevê permanência em Itu, sede escolhida para abrigar a delegação desde a última segunda-feira (20), até a virada do mês. Inclusive, após os duelos na Arena Barueri (diante do Belgrano) e na Arena Pantanal (contra o Cuiabá), a cidade paulista será utilizada novamente.
O CT Parque Gigante e o Estádio Beira-Rio foram danificados pelas enchentes no Rio Grande do Sul e devem levar meses para receber atividades. Logo, as duas alternativas projetadas pelo clube para treinamentos são o CT de Alvorada e o complexo esportivo da PUC, na zona leste de Porto Alegre.
A saída da capital gaúcha foi uma estratégia pelo fator logístico, já que o aeroporto Salgado Filho está fechado, sem previsão de reabertura. O terminal aéreo funcionando, mesmo que em Canoas, também será determinante para selar a volta ao Rio Grande do Sul por conta dos deslocamentos para jogos como visitante.
O CT do clube em Alvorada teve um problema no lençol freático, mas a situação foi contornada e adaptações para receber a delegação foram providenciadas, como a troca da grama de verão para inverno. A estrutura do local dispõe de quatro campos profissionais e uma área adaptável para outro adicional. Por enquanto, apenas o time sub-20 está realizando atividades, já que pelas enchentes, os jovens do sub-17 foram liberados para retornarem às respectivas famílias. Ainda não foi anunciado o período de retorno pela indefinição da utilização dos profissionais.
Desta forma, o Inter analisa se já na primeira semana de junho, logo após a viagem à Bolívia, para jogo contra o Real Tomayapo, ou somente depois de enfrentar o Delfín-EQU, na Serra, o CT de Alvorada servirá ao time de Eduardo Coudet. Caso ele não esteja pronto, a tendência é de eventualmente utilizar a PUC.
Treinar “em casa” será importante pelas distâncias mais curtas do próximo mês, já que além da viagem a Caxias do Sul, um jogo está marcado para Criciúma, em Santa Catarina. A CBF deverá remarcar, também para junho, as datas do Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão e recuperar os confrontos atrasados diante do Juventude pela Copa do Brasil, todos tendo a serem confirmados em território gaúcho.