O Inter enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) sobre a utilização dos atletas Jhonatan e Endrick na vitória do Palmeiras sobre o clube, por 2 a 1, no começo desta segunda-feira (17), pela Copa São Paulo. A alegação colorada é que ambos, após teste positivo para covid-19 na última terça (11), não cumpriram o tempo de afastamento mínimo previsto no protocolo do torneio, que é de 10 dias (leia abaixo). Com isso, a direção espera a resposta da entidade para definir se entrará com alguma ação jurídica.
GZH observou os regulamentos específicos do torneio e geral da FPF e nenhum deles relata algo sobre afastamento, apenas o documento de "protocolo de operação de jogo" menciona o tema. Segundo o comprovante, que está disponível no site, casos positivos para a doença requerem 10 dias de afastamento. O prazo entre o anúncio e a partida foi de apenas seis dias. Logo, há interpretação de que os palmeirenses atuaram de forma irregular.
A resposta é aguardada ainda para as próximas horas em função do calendário do torneio, que será finalizado no próximo dia 25, data de aniversário da capital paulista.
Caso o regulamento tenha sido atualizado e não repassado para o Inter, uma reclamação formal poderá ser feita por parte dos dirigentes colorados.
O que diz o protocolo de operação de Jogo:
Os critérios para retorno deverão seguir as condições clínicas do atleta ou membro da comissão técnica, e o tempo mínimo de 10 dias completos após a coleta que apontou o PCR Positivo nos atletas assintomáticos ou oligossintomáticos, acompanhado obrigatoriamente do atestado assinado pelo médico do Clube responsável pelo atleta ou pelo membro da equipe técnica. Nos casos claramente sintomáticos, o atleta deverá ser submetido a avaliação clínica criteriosa para retorno. O atestado deverá ser enviado ao Comitê Médico da FPF através do e-mail comitemedico@fpf.org.br .