D’Alessandro deve voltar ao Inter para encerrar a carreira profissional no Gauchão de 2022. Será a segunda vez que o meia fará sua estreia pelo Colorado no Estadual, caso o retorno aconteça. Em 2017, após empréstimo para o River Plate, foi contra o Veranópolis que o argentino voltou a usar a camisa vermelha. A primeira partida da vida de D’Ale como atleta colorado foi um Gre-Nal vencido por ele e seus companheiros, na Sul-Americana de 2008.
A primeira das duas passagens de D’Alessandro pelo Inter iniciou em um clássico no Estádio Beira-Rio. Taison, capitão colorado e grande reforço de 2021, era um garoto quando o argentino foi contratado em 2008. A equipe comandada pelo técnico Tite empatou com os reservas Grêmio em 1 a 1. D’Alessandro atuou os 90 minutos como armador centralizado no esquema 3-5-2.
— Todos os olhos estavam pregados na jornada de D'Alessandro, a grande atração. Viram o canhoto argentino ainda longe da sua melhor forma, porém um jogador diferenciado, de excelente toque de bola, rápido e que pode dar certo no Beira-Rio — escreveu o colunista de Zero Hora Luiz Zini Pires, na quinta-feira depois do jogo.
— Meia-armador na sua essência. À medida que ganhar entrosamento, crescerá — sentenciou o então técnico colorado Tite, em entrevista coletiva na noite do empate.
Os números da estreia de D'Alessandro no Inter:
Passes certos - 18
Passes errados - 3
Faltas recebidas - 5
Faltas cometidas - 2
Desarmes sofridos - 1
Chutes a gol - 2
Escanteios - 3
Cobrança de falta - 1
O retorno
Em 2017, depois de passar 2016 emprestado ao River Plate e despedir-se do time argentino em um clássico contra o Boca Juniors, D’Alessandro voltou ao Inter e reestreou no Gauchão, contra o Veranópolis. Foi titular do meio de campo e capitão no primeiro jogo da temporada. O time da capital ficou no empate em 1 a 1 na Serra, em partida marcada por uma briga generalizada nas arquibancadas.
Antônio Carlos Zago era o comandante da equipe que tinha Rodrigo Dourado como titular e alcançou o vice-campeonato naquele Estadual.
Para o Gauchão de 2022 ainda não existe um calendário ou tabela de jogos definidos. A ideia é que D’Alessandro faça jogos para se despedir da torcida colorada ao longo do Estadual que deve contar com presença de público nos estádios.