Para clubes do porte de Grêmio e Inter, uma fase inicial de Gauchão com 12 times disputando oito vagas se transforma, praticamente, em uma extensão da pré-temporada. Em 2019, a Dupla ficou nas duas primeiras posições, garantiu vantagem de decidir em casa os mata-matas e, de quebra, aproveitou para rodar o grupo de jogadores. Ao todo, 63 atletas foram usados por Odair Hellmann e Renato Portaluppi (mais Victor Hugo Signorelli) no Estadual. Assim, essa etapa da competição serviu para dar moral para os profissionais, mas também como laboratório.
Do lado do Inter, o Gauchão teve um começo tortuoso. O time custou a engrenar, inclusive perdendo duas partidas, para Pelotas e São José. Depois de empatar com o Veranópolis, emendou uma série de vitórias e alcançou o segundo lugar, sete pontos atrás do Grêmio.
Foram 30 jogadores os acionados por Odair. Juan Alano foi embora, emprestado ao Coritiba. Os demais puderam ser observados. Há casos de jogadores que se destacaram no começo de ano, como os novatos Sarrafiore, Nonato, Roberto e Pedro Lucas, além de Daniel e Guilherme Parede, e do já consagrado Rafael Sobis, que contrastam com frustrações como os fracos desempenhos de reforços como Tréllez e Rithely, entre outros. Há também titulares que se mantêm, mesmo sem grandes apresentações, como os laterais Zeca e Iago. Marcelo Lomba, Edenilson e Nico López seguem os top 3 do Inter, aqueles titulares que se mantêm em alta desde o ano passado.
— Tréllez demonstrou muita vontade, mas precisa evoluir. Por enquanto, Sobis está na frente, e é grande a expectativa para ver Guerrero atuando — comenta o narrador do SporTV Marcio Meneghini.
Sobis, aliás, foi um dos mais destacados neste Gauchão. Depois de um início complicado, quando perdeu pênalti diante do Veranópolis, ele conseguiu o ritmo que precisava no Estadual e voltou a brilhar na Libertadores.
— O Inter procurou um novo Leandro Damião, mas acabou encontrando Rafael Sobis. Nas primeiras rodadas, Odair Hellmann apostou na figura do atacante tradicional, o homem de referência, com Pedro Lucas e Tréllez. Mas como nenhum deles conseguiu dar a resposta esperada, Sobis foi a solução. Com uma movimentação diferente, abrindo espaços e evitando um posicionamento mais fixo, mesmo sem o mesmo vigor das passagens anteriores, ele jogou mais com a cabeça do que com pés. E acabou produzindo muito — analisa o comentarista da Rádio Gaúcha Cléber Grabauska.
Os jogadores também entenderam essa etapa como uma chance para aparecer. O lateral Iago, que pôde participar do rodízio com Uendel, se manteve entre os titulares do Inter.
— A primeira parte da competição foi importante para todo mundo mostrar o seu valor para o Odair — finalizou.
Quem subiu
Daniel — Sem Lomba, sem problemas. Daniel está sendo preparado para ser o sucessor do atual titular.
- Jogos 3
- Minutos 270
- Gols sofridos 1
Guilherme Parede — Dois bons jogos, contra Grêmio e contra Novo Hamburgo, o colocam como reserva imediato a Nico e a Pottker.
- Jogos 7
- Minutos 292
- Gols 1
Nonato — A melhor novidade do Inter em 2019. Um escorregão no Gre-Nal, com a expulsão ainda no primeiro tempo, serviu como duro aprendizado.
- Jogos 5
- Minutos 338
- Gols 0
Sarrafiore — Apesar das poucas chances com o time titular, mostra qualidade técnica e até gol já fez. Segue em processo de amadurecimento.
- Jogos 6
- Minutos 190
- Gols 2
Camilo — Escanteado no começo do ano, ressurgiu como opção ao meio-campo que muitas vezes tem dificuldades na criação.
- Jogos 2
- Minutos 32
- Gols 0
Roberto — Reforço da base, vem crescendo nos jogos. Começou nervoso o Gre-Nal, mas, depois, se afirmou.
- Jogos 4
- Minutos 360
- Gols 0
Pedro Lucas — Outro nome das categorias de base. deu boa resposta no começo do ano. Jogador de área e com boa bola aérea.
- Jogos 8
- Minutos 415
- Gols 1
Rafael Sobis — Começou o ano em câmera lenta, se readaptando ao clube. Não demorou a ganhar a vaga de titular — que em duas semanas passará a ser disputada com Paolo Guerrero.
- Jogos 8
- Minutos 346
- Gols 2
Quem desceu
Tréllez — O Inter temia perder Jonatan para o Barcelona-EQU no começo do ano, então, foi buscar uma reposição. Tréllez ainda não justificou o investimento.
- Jogos 6
- Minutos 294
- Gols 0
Jonatan Alvez — Assim como Camilo, estava fora dos planos. As atuações de Tréllez, porém, fizeram a comissão técnica mudar de ideia.
- Jogos 0
- Minutos 0
- Gols 0
Lindoso — Outro que ainda não mostrou futebol para postular um lugar no time. Sofreu uma contusão no joelho direito, no Gre-Nal, e ficará de molho por até 15 dias.
- Jogos 5
- Minutos 382
- Gols 0
Rithely — Está no CT Parque Gigante há quase um ano. Por enquanto, não parece nem perto de brigar com vaga com Dourado, Edenilson ou Patrick.
- Jogos 3
- Minutos 270
- Gols 0
Klaus — Perdeu a vez para Emerson Santos e para Roberto.
- Jogos 2
- Minutos 113
- Gols 0