De volta à Série A, o Inter não terá um reinício fácil na elite nacional. As 12 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, antes que o torneio entre em recesso de 36 dias devido à Copa da Rússia, serão de muitos clássicos para o time de Odair Hellmann. De Palmeiras a Grêmio, passando por Corinthians e Flamengo, a largada do Brasileirão para os colorados promete ser das mais difíceis.
Ainda assim, há otimismo no Beira-Rio. Nos bastidores, o clube sonha obter de 18 a 20 pontos nestas rodadas iniciais. Caso atinja tal objetivo, o Inter possivelmente conseguirá se colocar na zona de classificação à Libertadores ou até mesmo no G-4, dependendo das campanhas dos demais clubes.
Com esta pontuação, o clube também começaria a cumprir também o primeiro objetivo na temporada nacional: não voltar para a Série B. A projeção de pontos para que um clube não seja rebaixado em 2018 é de, no mínimo, 43.
No Brasileirão do ano passado, após a 12ª rodada, o Santos era o quarto colocado com 20 pontos. O Sport, com 18 pontos, era o sexto e, naquele momento, estava assegurando vaga à pré-Libertadores. No final, com Grêmio e Cruzeiro conquistando Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente, oito clubes ingressaram na zona de classificação à Libertadores via Campeonato Brasileiro.
Por isso, o elenco colorado está aproveitando a indesejada folga no calendário (após a eliminação no Gauchão) para realizar uma espécie de intertemporada no CT Parque Gigante. - Estamos aproveitando este tempo para recuperar os machucados e trabalhar o time. O calendário será apertado a partir do dia 11, pois ali adiante tem mais uma parada com a Copa do Mundo. Temos de estar bem para o início do Brasileirão e passar na Copa do Brasil - disse o técnico Odair Hellmann, em entrevista ao repórter José Alberto Andrade.
O Inter ainda terá uma segunda etapa de treinos físicos e de recuperação de atletas, a partir de 13 de junho, quando o Brasileirão entrar em recesso devido à Copa do Mundo. O campeonato será retomado somente em 18 de julho, com o Inter jogando na Arena da Baixada contra o Atlético-PR.