Faltando 14 rodadas para o término da Série B, o que parecia impossível há cerca de três meses, quando Inter e Náutico se enfrentaram no Beira-Rio, agora já ganha contornos menos dramáticos. O Náutico levou 12 rodadas para vencer a primeira na competição. Hoje, doze rodadas depois, tem 20 pontos, sete atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Luverdense.
A esperança cresceu a partir da chegada do quinto técnico da temporada. Roberto Fernandes deixou o Confiança, de Sergipe, para tentar salvar o "Timbu". Antes dele, passaram pela "casamata" Dado Cavalcanti, Milton Cruz, Waldemar Lemos e Beto Campos.
Se conseguir se manter na Série B em 2018, o Náutico terá alcançado um verdadeiro milagre, pelo terrível primeiro turno que fez. Nas projeções atuais, precisa fazer 25 pontos em 42 possíveis.
Série B 2017
- 24 jogos
- 5 vitórias, 5 empates e 14 derrotas
- Gols: 16 marcados e 29 sofridos
- Goleadores: Vinícius (4), Giovani, Erick e Gilmar (2), Breno, Aislam, William, Iago e Manoel (1) e 1 contra.
Como mandante: penúltimo em aproveitamento
- 12 jogos
- 3 vitórias, 4 empates e 5 derrotas
- Gols: 10 marcados e 12 sofridos.
Temporada 2017
- 45 jogos
- 13 vitórias, 11 empates e 21 derrotas
- Gols: 49 marcados e 48 sofridos
- Principais artilheiros do ano: Erick (9) e Anselmo (7)
- Quarto colocado no Pernambucano
- Eliminado na Fase de Grupos da Copa do Nordeste
- Eliminado na primeira fase da Copa do Brasil pelo Guarani de Juazeiro do Norte/CE;
- Atual 19º na Série B do Brasileirão.
Trocas de técnicos no Náutico em 2017
O ano começou com Dado Cavalcanti de técnico no Náutico. Ele foi anunciado ainda em dezembro de 2016 mas durou apenas sete jogos em 2017. Venceu dois, empatou outro e perdeu quatro em sequência, sendo demitido após a derrota para o Guarani de Juazeiro do Norte/CE, que eliminou os pernambucanos logo na primeira fase da Copa do Brasil. Dado teve 33% de aproveitamento.
Milton Cruz foi contratado para substituir Dado. Foi o que mais tempo ficou no cargo e que por mais jogos comandou a equipe: 12 no total. Cruz teve cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Caiu após eliminação no estadual com 52,7% de aproveitamento.
O terceiro técnico da temporada foi Waldemar Lemos. De nove de maio a 13 de junho, ele comandou o time por oito partidas. Não venceu nenhuma. Empatou três e perdeu cinco. Demitido com 12,5% de aproveitamento.
O campeão gaúcho Beto Campos foi contratado em 18 de junho. Foram apenas 45 dias no cargo com nove jogos, obtendo uma vitória, três empates e cinco derrotas. Saiu com 22% de aproveitamento, demitido após uma derrota em casa para o Criciúma.
Roberto Fernandes é o atual comandante. Assumiu no dia dois de agosto. Tem o melhor desempenho da temporada: três vitórias e três derrotas em seis jogos. 50% de aproveitamento. Entre a saída de um e a chegada de outro, o auxiliar permanente do Náutico, Levi Gomes, foi interino em três jogos, vencendo dois e perdendo um.
Ficha técnica de Inter 4x2 Náutico no Primeiro Turno
Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, dia 10 de junho de 2017.
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR).
Gols: Carlos, W. Potker, D'Alessandro e Marcelo Cirino para o Inter. Vinícius e Iago para o Náutico.
Renda e Público: 20.310 pagantes para R$ 488.363,00
INTER (4): Danilo Fernandes; Edenílson, Léo Ortiz, Danilo Silva, Uendel; Rodrigo Dourado, Fabinho; William Pottker, D’Alessandro (Juan), Carlos (Diego); Nico López (Marcelo Cirino). Técnico: Guto Ferreira.
NÁUTICO (2): Tiago Cardoso; David, Aislan, Nirley, Manoel; Darlan Bispo, Amaral, Rodrigo Souza (Giovanni); Erick, Gerônimo (Alison) e Vinicius (Iago). Técnico: Waldemar Lemos.