O Inter trocará as goleiras pelo Y e as marcações do futebol pelas jardas do "irmão americano". No dia 18 de junho, às 18h, o Beira-Rio sediará o Gigante Bowl, uma versão gaúcha do Super Bowl. A final do campeonato gaúcho do futebol americano contará com 10 equipes.
– Não imaginava, há seis anos, quando começamos, que chegaríamos tão rápido onde estamos. Será um grande evento, não tenho dúvida – comemora Jeferson Mendes, presidente da Federação Gaúcha de Futebol Americano, no evento de apresentação na sala de conferências no Beira-Rio na tarde desta quinta-feira.
Leia mais:
Confederação Brasileira de Futebol Americano unifica times e campeonatos
"É um passo muito importante para o futebol americano", diz técnico do Soldiers sobre final no Beira-Rio
Santa Maria Soldiers vence e iguala maior placar da história do Estadual
O "conceito Super Bowl" também será utilizado pelo Inter. Dentro do orçamento do clube, obviamente. Segundo explanação da direção colorada nesta quinta, em evento para a imprensa, atletas do esporte e o secretário do Esportes, Juvir Costela, a ideia é de que a final seja nos moldes do que acontece anualmente nos Estados Unidos.
Terá um show – este ainda não definido – no intervalo da partida e contará com a interatividade dos torcedores. Aliás, já é possível garantir as entradas para a partida. A compra antecipadamente dá desconto de R$ 10 - o integral custa R$ 40. Sócios do Inter também levam vantagem na compra com 50% de desconto. O Inter já abriu a venda on-line.
O gramado também não deve ser motivos de preocupação para o torcedor colorado. A data, segundo o vice de Administração do Inter Alexandre Limeira, foi escolhida justamente porque o time de Argel joga duas partidas fora - contra o Figueirense e Coritiba. Será feita uma preparação semelhante a realizada para o show dos Rolling Stones para que a grama cresça rapidamente e a marcação feita para o futebol americano não atrapalhe no andamento do Brasileirão.
– Tomamos a data, é uma rodada que o Inter joga fora contra o Figueirense e Coritiba. São duas rodadas para que o gramado tenha essa recuperação. Já fizemos grandes eventos. Fizemos uma ação com mais 6 mil torcedores entrando no gramado. Em nenhum momento, o gramado será afetado – garantiu Limeira.
Como forma de promover o esporte, o Inter ainda buscará uma forma de televisionamento da partida. Segundo a direção, ao menos três emissoras já procuraram o clube para negociar.
– Lógico que a transmissão pela tevê seria muitíssimo interessante. É cedo para afirmar que isso vai acontecer, mas é lógico que iremos atrás de parcerias, publicidade – disse Nuñez.
A competição está nas rodadas iniciais e conta com 10 times. Tem o Santa Maria Soldiers como líder e o Porto Alegre Pumpkins, vice, ambos postulantes ao título – venceram todos os jogos que disputaram. O favoritismo, porém, fica com o Juventude FA, atual campeão gaúcho, figura na quarta posição, mas tem apenas uma partida disputada, ao contrário dos seus adversários à frente da tabela.
Dois times se classificam diretamente às semifinais, que tem data prevista para os dias 11 e 12 de junho. Os outros quatro disputam o wide (uma espécie de repescagem que classificará outras duas equipes para a semi).
Confira a galeria de fotos do evento:


