O Campeonato Gaúcho cumprirá cem anos em 2019. Nesse tempo todo, em apenas quatro momentos houve formações hexacampeãs. O Inter de Argel Fucks tentará ser o quinto time a cumprir tal tarefa. Há 26 anos o futebol gaúcho não registra um campeão por seis temporadas seguidas. Conquistar o sexto título seguido no Estadual é uma das metas estabelecidas pela direção colorada para a temporada 2016.
Fernando Carvalho sobre frase de Edinho: "Nem ele acredita"
O primeiro a vencer seis Gauchões em série foi o Inter do Rolo Compressor, ficando com os campeonatos de 1940 a 1945. Dezessete anos se passaram até que o Grêmio começasse a construir a sua dinastia de sete títulos. De 1962 a 1968, João Severiano, Alcindo e companhia foram os donos do Rio Grande do Sul. A resposta colorada veio com o Beira-Rio. Inaugurado em 1969, a nova casa do Inter serviu para evitar o Octa do Grêmio e iniciar o Octa vermelho - na maior série vencedora do futebol gaúcho. Foram oito títulos seguidos, de 1969 a 1976. O mais recente hexa gaúcho pertence ao Grêmio, campeão de 1985 a 1990.
- Vencer seis vezes o Campeonato Gaúcho é algo muito importante. Sempre foi. Até hoje, mesmo que a dupla Gre-Nal tenha alçado voos bem maiores do que os do Gauchão - conta Volmir Massaroca, ponta-esquerda do Grêmio hexa e heptacampeão, em 67 e em 68, e que depois se sagrou tetra e pentacampeão gaúcho com o Inter. - Quando você ganha o Estadual duas, três, quatro vezes, quer seguir ganhando. Fica olho grande - acrescenta.
Clube da Bolinha: conheça as musas do Grêmio e do Inter em 2016
Valdomiro credita à força do Beira-Rio a retomada da hegemonia regional. Em 1969, o primeiro ano do sucessor dos Eucaliptos, o Grêmio poderia se sagrar octacampeão.
- Evitamos a série de oito títulos do Grêmio e iniciamos a nossa sequência de oito campeonatos. E o Beira-Rio foi fundamental para essa retomada - comenta o ex-camisa 7. - O Rio Grande do Sul tem dois grandes clubes. E superar o rival será sempre muito importante. Até porque o Grêmio do Roger virá sedento pelo campeonato - avalia.
Capitão do Inter hexacampeão estadual, Elias Figueroa entende que ainda hoje obter uma conquista como essa é fundamental:
- Comecei no Inter quando se dava mais importância ao Gauchão do que à Libertadores. Os tempos são outros, mas é uma glória dos gaúchos e sempre foi um campeonato muito renhido.
"Até as próximas semanas deve ter alguma situação definida", diz Alisson sobre ida para a Roma
Último treinador a levar um time do hexa do Gauchão, com o Grêmio de Assis e de Cuca, em 90, Evaristo de Macedo, destaca que aquele título alavancou o restante da temporada.
- Aquela conquista deu tranquilidade para que o time fizesse uma boa sequência de ano (acabou como terceiro no Brasileirão). Era um bom time, com um jogo muito ofensivo. Vencer o estadual sempre é importante - diz Evaristo.
Artur minimiza vaias após empate em estreia do Inter: "A torcida daqui a pouco aplaude"
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
Android
*ZHESPORTES
História
No Gauchão, Inter tenta sequência de títulos que não repete há 42 anos
Em quase cem anos de campeonato, apenas quatro momentos houve fomações hexacampeãs
Leandro Behs
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project