
Entre os jogos da final do Gauchão contra o Juventude, o Grêmio terá sua estreia na Libertadores da América. Na terça-feira (2), às 21h, o Tricolor terá pela frente o The Strongest na temida altitude de La Paz. O adversário ainda não deslanchou em 2024 após ter conquistado o Campeonato Boliviano na temporada passada.
Apesar de colocado fim a uma seca de sete anos sem o principal título nacional, o técnico Pablo Cabanillas não seguiu no cargo por uma ideia da direção do The Strongest de contar com um treinador de maior experiência internacional. Seu substituto foi o argentino Pablo Lavallén, que em 2022 levou o Melgar-PER até a semifinal da Copa Sul-Americana. Naquele ano, o time peruano eliminou o Inter dentro do Beira-Rio. Com o Colón, ele foi vice-campeão da Sul-Americana em 2019.
Pablo Lavallén ainda busca encontrar equilíbrio no The Strongest. Passadas seis rodadas do Campeonato Boliviano, o time tem três vitórias, um empate e duas derrotas. Atual campeão, o The Strongest é o segundo em seu grupo, atrás do San Antonio, mas tem apenas a sétima campanha levando em consideração todos os times que disputam o torneio.
Defesa é problema
O The Strongrest tem saldo negativo no Campeonato Boliviano. A equipe marcou 12 gols e sofreu 13. Desses, nove foram em duas partidas. O The Strongest foi goleado por 5 a 1 pelo San Antonio em jogo no qual Lavallén poupou titulares. O time também teve a defesa vazada quatro vezes no empate por 4 a 4 com o Bolívar, em 25 de fevereiro. A equipe tem mostrado fragilidade na bola aérea defensiva, um ponto ser explorado pelo Grêmio.
Perigos no setor ofensivo
Se defensivamente o The Strongest tem demonstrado fragilidade, ofensivamente o time tem individualidades que merecem atenção por parte do técnico Renato Portaluppi. Um deles é o centroavante Enrique Triverio, autor de três gols. Outro nome é o meia colombiano Michael Ortega. O camisa 10 é o típico meia armador que centraliza as jogadas e também o responsável pelas bolas paradas. No lado direito do ataque, Jaime Arrascaita tem um bom poder de chegada para passes e cruzamentos.
The Strongest na temporada
- 6 jogos
- 3 vitórias
- 2 derrotas
- 1 empates
- 12 gols marcados
- 13 gols sofridos
- Artilheiro: Triverio, três gols