O sorteio desta terça-feira (6) definiu o Bahia com adversário do Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida será na Fonte Nova, em Salvador, e a volta na Arena, em Porto Alegre. Os confrontos, que ainda terão datas e horários confirmados pelo CBF, serão realizados nas semanas de 5 e 12 de julho.
O time baiano está invicto no torneio e eliminou Jacuipense, Camboriú, Volta Redonda e Santos nas fases anteriores. São quatro vitórias e dois empates — estes diante do Peixe, nas oitavas de final, quando a classificação foi definida nos pênaltis, superando os paulistas por 4 a 3.
Apesar da boa campanha na competição de mata-mata, o Bahia não começou bem o Brasileirão. São apenas oito pontos em nove rodadas, ficando na 15ª posição, a um ponto do Goiás, o primeiro time na zona do rebaixamento.
A sequência de sete jogos sem vencer pelo campeonato igualou o maior jejum do clube, que foi registrado em 2020. O 2023, que começou com boas expectativas pela parceria com o Grupo City, que investiu mais de R$ 80 milhões em reforços, ainda está distante das metas previstas.
No grupo de Renato Paiva, técnico português também contratado para esta temporada, estão quatro ex-jogadores do Grêmio: Thaciano, Biel, Everaldo e Diego Rosa. O primeiro não pode estar em campo na Copa do Brasil, pois já atuou pelo time gremista, enquanto Biel e Everaldo estão prestigiados.
Everaldo é o artilheiro no ano, com 11 gols, e ainda acumula seis assistências. Na sequência vem Biel, que marcou oito gols e também tem seis assistências. Diego Rosa, por outro lado, ainda não conseguiu mostrar seu potencial. Emprestado pelo Manchester City, ele começou o ano entre os titulares e depois perdeu espaço.
Na Copa do Brasil, o máximo que a equipe baiana atingiu foi a etapa de quartas de final, justamente a fase em que enfrentará o Grêmio nesta temporada. Em 32 participações, o Bahia chegou nesta fase sete vezes. Contra o time gremista, foram quatro mata-matas — 1989, 2005, 2012 e 2019 —, sempre com classificação dos gaúchos.