A semifinal da Libertadores entre brasileiros e argentinos, nesta terça e quarta (12 e 13) pode impactar diretamente a vida do Grêmio em fevereiro. As finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras, inicialmente marcadas para 3 e 10 de fevereiro, que deve avançar para a decisão da Libertadores ou até para o Mundial, podem ser adiadas em uma ou três semanas.
O Brasileirão também têm datas alternativas previstas para as hipóteses de classificação do verdão ou do Santos no torneio continental. A CBF oficializou os cenários possíveis nesta segunda-feira (11).
Os planos são revistos porque a Fifa confirmou as datas do Mundial de Clubes em 17 de novembro. A competição está marcada entre os dias 7 e 11 de fevereiro, uma semana depois da final única da Libertadores, agendada pela Conmebol para o dia 30 de janeiro. Além dos jogos de Santos ou Palmeiras no Campeonato Brasileiro, outras partidas com horário próximo da decisão continental teriam alterações para valorizar a disputa de título.
A CBF determinará as datas das finais da Copa do Brasil entre Grêmio e Palmeiras, e demais confrontos envolvendo o Santos ou o time da capital paulista no dia 14 de janeiro, a quinta-feira pós semifinais da Libertadores. Confira as possibilidades de alterações que interferem diretamente no planejamento gremista:
1) Palmeiras classificado para a final da Libertadores
- Finais da Copa do Brasil adiadas para 11 e 17 de fevereiro;
- Três rodadas do Brasileirão sofrem alteração de data e horário.
2 ) Palmeiras campeão da Libertadores e classificado para o Mundial
- Finais da Copa do Brasil adiadas novamente para os dias 28 de fevereiro e 7 de março;
- Última rodada do Brasileirão acontece de forma simultânea no dia 25 de fevereiro (quinta-feira).
3) Palmeiras eliminado pelo River Plate na semifinal da Libertadores
- Final da Copa do Brasil mantida para os dias 3 e 10 de fevereiro, independente da classificação ou não do Santos para a decisão continental;
- A classificação do Santos para a final da Libertadores implicaria apenas em reajustes nas datas do Brasileirão.