O Grêmio quer contratar mais um meia-atacante para a temporada. Um dos nomes cogitados é o de Giuliano. Atualmente, são duas as opções no elenco: Jean Pyerre, que está há quatro meses se recuperando de lesão muscular na coxa direita, e Patrick, que ainda não está afirmado no time principal. Com isso, o atleta testado na função central do meio-campo é Thaciano. O jogador de 24 anos está no Tricolor há duas temporadas, porém atuou em diversas funções na equipe de Renato Portaluppi e no seu antigo clube, o Boa Esporte-MG.
Quando buscado para atuar na Arena, em 2017, logo se destacou pela polivalência. Inclusive, na apresentação, o então camisa 16, que em 2020 será de Lucas Silva, destacou que gosta de atuar como meio-campista. O rendimento dele em mais de uma posição chamou a atenção dos dirigentes gremistas.
De acordo com a análise feita pelo Grêmio, é um atleta com vocação ofensiva e com boa chegada na área, fato que possibilita marcar gols com frequência. No seu primeiro ano em Porto Alegre, o jogador pediu para ser utilizado até mesmo como segundo volante. Em Minas Gerais, pelo Boa Esporte, foi escalado como segundo atacante mesmo, anotando 10 gols na Série B de 2017.
— Eu acredito que ele possa render bem, comigo ele atuou em diversas posições, acredito que meia é a posição de origem dele — disse Nedo Xavier, técnico do Boa Esporte em 2017.
Outro fator que chamou a atenção na equipe mineira foi a capacidade de marcar gols de cabeça. No torneio de acesso à elite do futebol nacional, ele foi o artilheiro neste quesito com cinco gols.
Atualmente, a comissão técnica gremista também projeta que Thaciano acrescente uma recomposição diferente ao time em relação a Jean Pyerre. No jogo-treino diante do Sindicato dos Atletas, vencido por 12 a 0, no último domingo (19), o jogador inverteu de posição tanto com Luciano, quanto com Maicon. Quando o capitão foi sacado, ele foi recuado para atuar ao lado de Lucas Silva na abertura do meio-campo.
A confirmação de Thaciano como meia deve acontecer nos próximos dias. Na quarta-feira (22), às 20h, o Tricolor encara o Caxias pelo Gauchão na rodada inaugural. A tendência é de que os titulares sejam utilizados pelo técnico Renato Portaluppi, sendo assim, o polivalente deve receber uma oportunidade de iniciar como uma figura central da equipe.