O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, dá sinais de estar testando um novo esquema tático. Nos coletivos do time reserva contra equipes de base, normalmente realizados no dia seguinte aós jogos, o treinador vem posicionando a equipe no 4-1-4-1.
Pelo menos cinco atletas que ou brigam pela titularidade ou, pelo menos, se credenciam como alternativas frequentes para o segundo tempo estão sendo testados nas funções ofensivas desta nova formação.
Leia mais
Com edema muscular, Beto da Silva será desfalque por 10 dias no Grêmio
Saiba como acompanhar o sorteio das oitavas de final da Libertadores
Na mira da Juventus, Douglas Costa pode render lucro ao Grêmio
Os atacantes Fernandinho, pela direita, e Beto da Silva, pela esquerda, vêm atuando pelas beiradas, bem abertos na linha de quatro meias. Completam o setor, posicionados de forma mais centralizada, o equatoriano Miller Bolaños, mais à direita, e o argentino Gata Fernández, mais à esquerda.
Já o atacante Everton, destaque na goleada por 6 a 3 sobre a Chapecoense, sempre treina neste tipo de atividade como atacante mais avançado do ataque.
Como o time titular do Grêmio atua no esquema 4-2-3-1, é possível que Renato esteja aproveitando os treinamentos para esboçar uma nova formação, já que, em breve, quando os atletas lesionados do ataque se recuperarem, o treinador tende a ter que conviver com o excesso de jogadores ofensivos de qualidade.
O 4-1-4-1 muitas vezes ajuda a "acomodar" esses atletas sem prejudicar a marcação. No sábado (10), em coletivo contra o time-sub 19, Renato tinha no time reserva os reforços de Edílson, Maicon e Bolaños, que voltavam de lesão. Ele montou a equipe com: Léo; Edílson, Bressan, Bruno Rodrigo e Jaílson; Maicon; Fernandinho, Miller Bolaños, Gata Fernández e Beto da Silva; Everton.
O coletivo terminou com vitória por 2 a 1 dos reservas, com gols de Everton e Edílson. Já na terça (13), contra um time predominantemente formado por atletas sub-17, Renato armou a equipe reserva de uma forma bem similar. O setor ofensivo permaneceu igual. As diferenças principais foram a ida de Bressan para a lateral-esquerda e a utilização de Jaílson como volante.
O time jogou com: Léo; Kaio, Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan; Jaílson; Fernandinho, Miller Bolaños, Gata Fernández e Beto da Silva; Everton.A atividade terminou com vitória por 5 a 2 do time reserva, com três gols de Everton, um de Gata Fernández e outro de Beto da Silva.
O atacante peruano, no entanto, mais uma vez deixou o trabalho mais cedo por conta de dores. O 4-1-4-1 já foi usado algumas vezes por Renato no time titular, na fase de final das partidas.
ZHESPORTES
4-1-4-1
Renato aproveita treinos para testar um esquema alternativo no Grêmio
Nas atividades dos reservas, técnico utilizou Fernandinho e Beto da Silva pelas beiradas e Miller Bolaños e Gata Fernández pelo centro do campo
Rodrigo Oliveira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project