Com a perspectiva de disputar a Libertadores em 2016, o Grêmio já iniciou a avaliação interna do grupo de Roger Machado. Além de negociar a renovação de seis jogadores, a direção busca quatro reforços: um lateral-direito, um zagueiro, um meia e um atacante em nível de titularidade.
Maicon admite vestiário "chateado" após derrota, mas garante: "Não existe desconfiança"
Até por isso, os dirigentes se cercam de um verdadeiro dossiê de dados e estatísticas ao prospectar contratações. Ao identificar uma carência no elenco, tratam de puxar a ficha completa do possível reforço no sistema alemão SAP para avaliar seu desempenho na temporada. A partir daí, definem se uma investida será realizada.
Declaração de dirigente da AEG pode impedir parceria com o Grêmio
A avaliação dos nomes é realizada pelo presidente Romildo Bolzan, o vice de futebol César Pacheco e o executivo Rui Costa, juntamente ao técnico Roger. Um dos atrativos para os reforços está nos contratos com premiação por objetivos. No Brasileirão, o grupo recebe bicho a cada três rodadas em que o clube se mantiver no G-4. Outras metas de desempenho são número de jogos e gols, por exemplo. Isto tudo é utilizado como argumento nas negociações.
Em manhã de treino físico, Grohe trabalha com preparador de goleiros
- Estamos trabalhando para qualificar nosso elenco - comenta o presidente Bolzan.
Outra cláusula que a direção avalia incluir em alguns contratos é a de renovação automática. Caso se classifique para a Libertadores 2017, o clube tem a opção de ampliar o vínculo por mais um ano, com valores padrões estabelecidos previamente. O mecanismo reserva o direito ao Grêmio de fugir de contratos caros, que prejudiquem o planejamento financeiro a longo prazo.
Leonardo Oliveira: volante de 17 anos saído do Grêmio é destaque em Milão
Na esfera de renovações, a negociação mais complicada é a do volante Maicon, afetada pela mudança na direção do São Paulo. Por isso, o Grêmio já abriu conversas com seu empresário, Eduardo Uram, e aguarda as novas eleições no clube paulista. No caso de Erazo, ainda há esperanças de sua permanência, apesar da pedida de U$$ 2,4 milhões de luvas para seguir na Arena.
- Ele nos comunicou do pré-contrato com o Estoril, não foi desleal com o Grêmio - completa Bolzan.
O que a dupla Gre-Nal precisa na reta final do Brasileirão
A situação deles:
No mercado
Bônus e valorização: os atrativos do Grêmio na busca por contratações
Além de quatro reforços, direção trata da renovação de seis jogadores
Adriano de Carvalho
Enviar emailMarco Souza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project