Com a realização do Gauchão Feminino em andamento, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), agora, busca alternativas para a realização dos torneios estaduais de base da categoria. Previstos para acontecerem em novembro, os campeonatos sub-16 e sub-18 ainda dependem de sedes para os jogos.
Com clubes inscritos para as duas categorias de base, o desafio é encontrar sedes aptas para a realização das partidas. Em contato com a reportagem de GZH, Gabriela Luizelli, responsável pelo Departamento de Futebol Feminino da FGF, explicou que não houve um proponente de sede apto. A entidade está em tratativas com prefeituras da região metropolitana.
Há expectativa por uma definição até o final desta semana, justamente porque o início das competições seria para o próximo mês. Outra opção avaliada é buscar junto à dupla Gre-Nal a viabilidade dos jogos acontecerem nas sedes dos times, como no Estádio Vieirão, em Gravataí, ou no SESC da Protásio Alves. No entanto, já há o risco das competições femininas de base não ocorrerem por conta do problema.
Em virtude da falta de inscrição, a categoria sub-14 não será realizada pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, apenas Grêmio e Inter apresentaram inscrição.
Em relação ao sub-16 e ao sub-18, a FGF afirma que houve a inscrição de seis equipes, o número mínimo previsto pela entidade. A Federação confirma que a dupla Gre-Nal participará nas duas categorias, mas preferiu não divulgar quais serão os outros participantes.