Mesmo com a vitória em cima da Arábia Saudita por 2 a 1, a seleção mexicana deu adeus à Copa do Mundo do Catar nesta quarta-feira (30). A equipe latino-americana não era eliminada na fase de grupos de um Mundial desde 1978.
Na ocasião, o México não fez um ponto sequer e caiu na primeira fase da Copa disputada na Argentina — que posteriormente foi campeã da edição. No grupo, Polônia e Alemanha avançaram. A Tunísia ficou pelo caminho.
Na Copa seguinte, em 1982, os mexicanos não se classificaram para a maior competição de nações do planeta. O mesmo aconteceu em 1990.
Entre as duas edições que não participou, o país recebeu e jogou o Mundial de 1986. Para a alegria de seu povo, a equipe da Concacaf conseguiu passar de fase. Nas oitavas, eliminou a Bulgária, mas, nas quartas, caiu para a Alemanha nos pênaltis.
Em 1994, ano do tetra brasileiro, o México se classificou em primeiro lugar de seu grupo, que teve uma situação completamente inusitada: todas as seleções somaram quatro pontos. Pelo saldo, os mexicanos ficaram em primeiro lugar, num chaveamento que tinha a Itália. Nas oitavas, os búlgaros se vingaram e derrotaram os latino-americanos, que outra vez foram eliminados nas penalidades máximas.
Em 1998, os mexicanos passaram em segundo lugar na fase de grupos, mas caíram nas oitavas para a Alemanha. Em 2002, a campanha foi um pouco melhor: classificou para o mata-mata da Copa em primeiro lugar do grupo, que mais uma vez contava com a Itália entre os postulantes. Porém, também perderam na primeira partida dos confrontos diretos, desta vez para os Estados Unidos.
Em 2006, a terceira vez seguida que o México cai nas oitavas. Perderam para a Argentina, depois de passar em segundo no seu grupo. A história se repete em 2010: classificação na segunda posição da primeira fase e a eliminação para os "hermanos" no mata-mata.
O "penta" de desclassificações nas oitavas veio em 2010, contra a Holanda, no Castelão, em Fortaleza. Antes, os mexicanos passaram em segundo lugar no grupo do Brasil, com a mesma pontuação (7), inclusive.
O fantasma das oitavas persistiu na Copa de 2018. O México passou de fase em um grupo com a atual campeã daquela edição, a Alemanha, mas foi eliminado para a Seleção Brasileira no jogo seguinte.