Viralizou na internet um vídeo em que o ex-jogador Kaká afirma que muitos brasileiros não torcem pela Seleção ou não respeitam os ídolos do futebol no país. Segundo ele, Ronaldo, o Fenômeno, idolatrado no Catar durante sua passagem pela Copa do Mundo, "no Brasil, é só um gordo andando por aí".
As falas foram feitas ao lado de outros ex-jogadores que estão comentando jogos do Mundial para o canal britânico BeIN Sports, como John Terry, que jogava pelo Chelsea, e Gary Neville, que defendia o Manchester United. Não está claro de quando é a transmissão, publicada por um canal no YouTube com legendas em português na última segunda-feira (5).
Tudo começa com Kaká sendo questionado se os brasileiros acreditam que o Brasil tem chances de ganhar a Copa do Mundo. Ele diz que sim, mas sem muita confiança, como notam seus companheiros de bancada. É quando o ex-jogador começa a sua explicação:
— É estranho dizer isso, mas no Brasil, muitas pessoas não torcem pelo Brasil. Neste momento, muitas pessoas estão falando sobre o Neymar, mas de uma maneira negativa.
Questionado se as críticas ao camisa 10 têm relação com política, Kaká afirma que é possível, mas emenda que não acredita que este seja o problema. Segundo ele, a questão seria que os brasileiros não reconhecem os talentos que tem.
— Se vocês virem o Ronaldo Fenômeno andando por aqui (no Catar), cara, ele é algo diferente. Quando vai para o Brasil, ele é só mais um cara gordo andando por aí.
O restante da mesa não fica convencido e questiona se estão compreendendo corretamente e Ronaldo não tem o mesmo reconhecimento em seu país de origem, que no resto do mundo. Kaká tenta explicar seu ponto de vista mais uma vez:
— É diferente. A forma como ele é respeitado dentro e fora do Brasil.
Repercussão
As ideias do ex-jogador não repercutiram bem na internet. Muitos torcedores destacaram que Ronaldo segue como ídolo do futebol no país e tem milhões de fãs brasileiros. O jornalista Guilherme Sacco questionou: "O Kaká tá dando pra inventar história?".
A situação também foi vista com bom humor por alguns fãs, que viram no caso todo uma tentativa de Kaká de ofender ao ex-companheiro discretamente: