A única decisão já tomada para a Copa 2026 é que ela terá, pela primeira vez na história, 48 seleções. Porém, segundo o técnico francês Arséne Wenger, hoje diretor da Fifa, a fórmula de disputa da competição só será definida em 2023.
— A próxima Copa terá sim 48 times, mas o formato ainda não está decidido. Não sabemos se ela terá 16 grupos de três equipes ou 12 grupos com quatro equipes. Ainda não definimos isso, discutiremos no conselho técnico e tomaremos uma decisão no ano que vem — explicou.
Ex-técnico do Arsenal, Arséne Wenger atua hoje como diretor de desenvolvimento do futebol da Fifa e lida diretamente com as discussões à respeito das mudanças preparadas para o próximo Mundial, que será sediado, simultaneamente, em Estados Unidos, México e Canadá.
Wenger rebateu ainda as críticas de que a Copa com 48 seleções poderia enfraquecer o nível técnico da competição.
— Com 48 seleções, teremos ainda apenas 25% do mundo representado no Mundial. Teremos sim que encontrar mais 16 seleções de nível, mas acho que isso dá mais oportunidade para que mais países desenvolvam o seu futebol. Teremos programas de desenvolvimento de novos talentos e acredito que darmos oportunidade para mais países participarem da Copa vai ajudar estes países a desenvolverem o seu futebol — completou.