As oitavas de final da Copa do Mundo terão mais duas partidas neste domingo (4). Ao meio-dia, a França enfrenta a Polônia no Al Thumama, em Doha.
Mais tarde, às 16h, a Inglaterra joga contra Senegal, no Al Bayt, em Al Khor.
Onde assistir aos jogos deste domingo
- GZH acompanha os dois jogos em tempo real;
- A Rádio Gaúcha abre a jornada 11h55min (França x Polônia) e às 15h55min (Inglaterra x Senegal);
- Os canais RBS TV e SporTV anunciam transmissões ao vivo.
França x Polônia: escalações confirmadas e como chegam
França
Lloris; Koundé, Upamecano, Varane, T. Hernandez; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé, Giroud e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps
Polônia
Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Zielinski, Kaminski, Szymanski e Frankowski; Zielinski e Lewandowski. Técnico: Czeslaw Michniewicz
Arbitragem
Jesus Valenzuela, auxiliado Jorge Urrego e Tulio Moreno. VAR: Juan Soto (quarteto venezuelano)
Como chega a França
Atuais campeões, os franceses têm conseguido superar os inúmeros desfalques por questões físicas. Depois de golear a Austrália e vencer a Dinamarca, a equipe de Didier Deschamps acabou tomando um susto ao perder para a Tunísia. O revés foi o primeiro desde as quartas de final do Mundial de 2014, quando caiu para a Alemanha.
Dentro de campo, o destaque segue sendo Mbappé, um dos artilheiros da Copa do Mundo, com três gols marcados. O lateral-direito Pavard, que não se encontra nas melhores condições de jogo, dará lugar ao zagueiro Jules Koundé, que atuará improvisado.
Como chega a Polônia
Os poloneses tiveram uma campanha irregular na fase de grupos. A segunda colocação foi conquistada com uma vitória sobre a Arábia Saudita e um empate com o México. Eles ainda tiveram uma derrota para a Argentina. O volante Grzegorz Krychowiak está suspenso.
Até agora na competição, a peça-chave tem sido o goleiro Wojciech Szczęsny, que vive grande momento. No ataque está Robert Lewandowski. Embora o centroavante tenha quebrado o jejum de não marcar gols em Mundiais, a torcida ainda espera mais do camisa 9.
Inglaterra x Senegal: escalações confirmadas e como chegam
Inglaterra
Pickford; Walker, Stones, Maguire e Shaw; Rice, Bellingham e Henderson; Saka, Kane e Foden. Técnico: Gareth Southgate
Senegal
Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs; Ciss, Mendy, Diata e I. Sarr; Ndiaye e Dia. Técnico: Aliou Cissé
Arbitragem
Ivan Barton (ELS), auxiliado por David Moran (ELS) e Kathryn Nesbitt (EUA). VAR: Drew Fischer (CAN)
Como chega a Inglaterra
Líderes do Grupo B, os ingleses superaram Irã e País de Gales, além de empatar com os Estados Unidos. O bom futebol apresentado na estreia não foi visto nas rodadas seguintes. No entanto, a classificação veio sem sustos.
O único desfalque de Gareth Southgate é o zagueiro Ben White, que deixou a delegação por problemas pessoais. Walker e Tripier disputa a vaga na lateral direita, assim como Sterling e Rashford duelam para ver quem ocupará o lado esquerdo de ataque. O centroavante Harry Kane, artilheiro em 2018, corre atrás do primeiro gol neste Mundial.
Como chega Senegal
Os senegaleses querem fazer história. Objetivo é repetir a campanha de 2002, na primeira aparição em Copas do Mundo, quando atingiu às quartas de final. Na fase de grupos, a equipe do técnico Aliou Cissé bateu Catar e Equador e foi derrotada pela Holanda.
A confiança está em alta, afinal Senegal é a atual campeã da Copa Africana de Nações. O bom retrospecto recente tem ajudado o time a superar o desfalque do craque Sadio Mané. O volante Idrissa Gueye, suspenso, é ausência.