O maior artilheiro em uma única edição de Copa do Mundo foi Just Fontaine, da França, quando marcou 13 gols em 1958. Nas últimas 10 edições da maior competição de nações do planeta, Ronaldo Fenômeno foi o que mais balançou as redes no mesmo Mundial, oito vezes em 2002.
No Catar, Lionel Messi e Kylian Mbappé dividem a liderança da artilharia em 2022, com cinco gols cada. Ambos estarão em campo no domingo (18), pela final da Copa do Mundo.
Os artilheiros das últimas Copas do Mundo
1986: Gary Lineker (Inglaterra) - 6 gols
Em 1986, no México, o inglês Gary Lineker conseguiu ser artilheiro de um Mundial. O feito foi 56 anos depois da primeira edição de Copa realizada.
1990: Salvatore Schillaci (Itália) - 6 gols
No Mundial marcado pelo baixo número de bolas na rede, Salvatore Schillaci, da seleção anfitriã de 1990, Itália, marcou seis vezes na competição.
1994: Hristo Stoichkov (Bulgária) e Oleg Salenko (Rússia) - 6 gols
Nos Estados Unidos, Hristo Stoichkov, da Bulgária, e Oleg Salenko, da Rússia, dividiram a liderança da artilharia, com seis gols cada.
1998: Davor Suker (Croácia) - 6 gols
A Croácia fez uma estreia marcante em Copas. Além da terceira colocação, a ex-república iugoslava teve o artilheiro do torneio, graças aos seis gols de Davor Suker, então jogador do Real Madrid.
2002: Ronaldo (Brasil) - 8 gols
Finalmente a "maldição" dos seis gols foi quebrada. O autor do feito foi Ronaldo, graças aos dois gols marcados na final contra Alemanha. Com os quatro gols anotados em 1998, o atacante Brasileiro chegava aos 12 e se aproximava de quebrar o recorde de Gerd Müller, com 14.
2006: Miroslav Klose (Alemanha) - 5 gols
Na edição em que Ronaldo chegou aos 15 gols e se tornou o maior artilheiro de todas as Copas, ele começou a ter a condição recém-conquistada ameaçada. Em 2006, Miroslav Klose alcançou a marca de 10 gols. Em 2014, chegou a 16 e se tornou o maior artilheiro de todos os Mundiais.
2010: Thomas Müller (Alemanha), David Villa (Espanha), Sneijder (Holanda) e Diego Forlán (Uruguai) - 5 gols
Quatro jogadores dividiram a liderança da artilharia na Copa disputada na África do Sul. O atacante alemã Thomas Muller, o o holandês Wesley Sneijder, o uruguaio Diego Forlán e o espanhol e campeão da edição David Villa.
2014: James Rodríguez (Colômbia) - 6 gols
Pode-se dizer que a Copa de 2014 reiniciou a "maldição" dos seis gols, quantidade de vezes que o colombiano James Rodríguez venceu os goleiros adversários. Entre elas está o golaço marcado no 1 a 0 sobre o Uruguai, que levou o Prêmio Puskas daquele ano.
2018: Harry Kane (Inglaterra) - 6 gols
Depois de 32 anos, um inglês voltou a ser artilheiro de uma Copa do Mundo. Harry Kane deixou sua marca seis vezes no Mundial da Rússia. Metade foi marcada de pênalti.
2022: Messi e Mbappé - 5 gols
Antes da final, os companheiros de PSG foram os jogadores que mais marcaram gols na Copa do Catar. Lionel Messi, da Argentina, e Kylian Mbappé, da França, disputam o título do Mundial e a artilharia da competição.