A Polônia venceu a Arábia Saudita por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo C da Copa do Mundo. No Estádio Education City, em Doha, os poloneses marcaram com Piotr Zielinski, 38 minutos do primeiro tempo, e Robert Lewandowski, aos 36 minutos do segundo tempo.
O goleiro Szczesny, que defendeu um pênalti e mais três finalizações difíceis, foi o nome do jogo. Lewandowski fez seu primeiro gol em Copas após cinco partidas.
Com o resultado, os poloneses poderão empatar com a Argentina na próxima rodada, na quarta-feira (30), que garantirão uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Os sauditas, por outro lado, ainda precisam saber do resultado dos argentinos com o México (equipes se enfrentam neste sábado, às 16h) para saber qual resultado será necessário diante dos mexicanos na terceira partida.
Supresa na primeira rodada ao vencer a Argentina de virada, a Arábia Saudita manteve o ímpeto diante da Polônia e, com um time agressivo e veloz, foi superior durante a etapa inicial. No entanto, o futebol sempre nos apresenta que nem sempre quem tem o melhor desempenho vence as partidas. A Polônia, que apresentou dificuldade da criação das jogadas, aproveitou uma ligação direta do goleiro Szczesny para largar em vantagem.
Os sauditas levaram perigo primeiro com Kanno, aos 12 minutos. O volante recebeu na direita e chutou forte, forçando o goleiro polonês a fazer uma defesa difícil. Depois disso, apesar do controle da posse de bola, o time de Hervé Renard não criou mais chances. Por outro lado, o jogo foi paralisado com muitas faltas e seis cartões amarelos foram distribuídos pelo árbitro brasileiro Wilton Sampaio.
A ascensão da Polônia veio apenas aos 38 minutos. Szczesny bateu o tiro de meta na ponta direita para Zieliski. O atacante do Napoli lançou para Lewandowski e correu na área para receber. O melhor do mundo em 2021 protegeu a bola, arrastou dois marcadores e encontrou Zieliski livre para finalizar e fazer 1 a 0 para o time europeu.
Sem se abalar, a Arábia Saudita teve a chance de empatar aos 43 minutos, porém parou duas vezes em Szczesny. Primeiro o goleiro defendeu o pênalti cobrado pelo capitão Al-Brikan e depois o rebote de Al-Dawsari.
No segundo tempo, a Arábia Saudita se jogou ao ataque em busca do empate e empurrou a Polônia para seu campo de defesa, pressionando alto. Logo aos nove minutos, os sauditas quase empataram o jogo com Al-Dawsari. O atacante conseguiu concluir dentro da pequena área, porém o paredão Szczesny apareceu novamente para salvar.
A resposta dos polonenses veio aos 17 minutos. Livre de marcação, Milik recebeu bom cruzamento na área e cabeceou no travessão. Três minutos depois a trave parou Lewandowski, que concluiu de canhota e errou o gol.
Com o tempo passando e a Arábia Saudita aumentando a força de seu ataque, os europeus encontraram mais espaços para os contra-ataques. Neste sentido, o técnico Czeslaw Michniewicz renovou suas forças com Piatek e Kaminski como companhia para Lewandowski.
Para encerrar um tabu de cinco partidas, Lewandowski aproveitou um erro da saída de bola saudita para marcar seu primeiro gol em Copas do Mundo. O centroavante do Barcelona roubou a bola e tocou na saída de Al-Owais, fazendo 2 a 0 para a Polônia.
Copa do Mundo - Grupo C - 2ª rodada
POLÔNIA (2)
Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Bielik e Krychowiak; Frankowski, Zielinski (Kaminski, 16'2º) e Milik (Piatek, 25'2º); Lewandowski. Técnico: Czeslaw Michniewicz.
ARÁBIA SAUDITA (0)
Al-Owais; Abdulhamid, Al-Amri, Al-Bulayhi e Al-Duburayk (Al-Ghanam, 19'2º); Al Malki (Al-Ubud, 40'2º), Kanno e Al-Naji (Al-Abid, int, depois Bahbri, 40'2º); Al-Brikan, Al-Dawsari e Al-Shehri. Técnico: Hervé Renard.
Gols: Piotr Zielisnki, aos 38 minutos do primeiro tempo, em Robert Lewandowski, aos 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Kiwior, Cash e Milik (Polônia); Al Malki e Al-Amri (Arábia Saudita)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Boschilia e Bruno Pires (trio brasileiro). VAR: Drew Fischer (CAN)
Local: Estádio Education City