A Fifa sorteou os grupos da Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira (1º), em Doha. O Brasil ficará no grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. As duas seleções europeias também estiveram na chave da Seleção Brasileira na Copa da Rússia, em 2018, quando os comandados de Tite avançaram ao lado dos suíços.
Após o sorteio desta sexta, o treinador brasileiro avaliou os adversários da sua equipe a partir do fim do mês de novembro, relembrando os confrontos do último mundial:
— Expectativa e novidade não é, em termos de nomes. Claro com um acompanhamento maior e o objetivo é na seleção brasileira. Talvez a gente coloque (como um grupo traiçoeiro), mas se pegar os resultados, a eliminação da Itália e de Portugal, com Suíça e Sérvia, e também a equipe de Camarões é muito forte na escola africana. Assisti ao jogo da Suíça, foi logo depois do nosso nas Eliminatórias. Era o jogo contra a Itália, fez 1 a 0 no início, teve perto de fazer 2 a 0, mas levou o empate. Quem elimina a Itália e Portugal, deve ser respeitado. Jogo de nível mundial, alto, também precisa se ter alto nível nosso. Tudo igual. Só faltou a Costa Rica.
Por estar no Grupo G, a estreia será diante dos sérvios, em 24 de novembro, uma das últimas datas de começo da fase de grupos. Há quatro anos, o Brasil venceu a equipe europeia por 2 a 0. Na segunda rodada, o Brasil joga contra a Suíça, em 28 de novembro.
Na Rússia, o time de Tite empatou em 1 a 1 na estreia contra os suíços. A campanha na primeira fase será encerrada diante de Camarões. O confronto será em 2 de dezembro. O local e o horário das partidas ainda não foram confirmados pela Fifa. Os horários pré-estabelecidos para os jogos do torneio, no horário de Brasília, são 7h, 10h, 13h e 16h.
— Sim (sobre ser melhor atuar mais tarde). Qualquer tempo que tiver contato com os atletas e de preparação, nos ajuda sim. Caso contrário, teríamos apenas sete dias com os nossos jogadores. Gostei — argumentou Tite.
Caso avance às oitavas de final, o Brasil terá pela frente seleções do Grupo H, composto por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.