O último dia das oitavas de final tem dois jogos, um em Moscou, outro em São Petersburgo. Suécia x Suíça (às 11h) e Colômbia x Inglaterra (às 15h) encerram esta etapa da Copa do Mundo. Os ingleses chegaram à segunda fase sem grandes sustos. Até sofreram para vencer a Tunísia, o que só veio graças a um gol de Harry Kane nos acréscimos, mas depois atropelaram o Panamá e só cumpriram carnê contra a Bélgica, inclusive poupando titulares.
A Colômbia passou bem mais trabalho. No primeiro jogo, teve um pênalti contra si e uma expulsão aos três minutos, e perdeu para o Japão. Mas deu a volta por cima, goleando a Polônia e vencendo Senegal no finalzinho. Os dois times chegam com moral elevado, mas ainda com problemas. O maior craque colombiano, James Rodríguez, está visivelmente descontado. A tendência, inclusive, é de que não atue. O meio deverá ser formado por Luis Muriel, Quintero e Cuadrado, com Falcao García como atacante.
Na Inglaterra, o zagueiro Stones sentiu dores na panturrilha e ainda se recupera. Mas deve ir para o sacrifício. O lateral-esquerdo Delph foi liberado para acompanhar o nascimento do filho, mas retornou a tempo para o jogo – ainda que seja reserva de Ashley Young. No ataque, o mistério fica por conta do companheiro de Kane, o goleador da Copa: nem Sterling nem Rashford deram conta do recado. A definição vai ocorrer só na hora do jogo
A preliminar tem bem menos grife – por isso, não há qualquer demérito em chamar em chamar de preliminar, afinal de contas. Mas a expectativa é de um confronto equilibrado entre suecos e suíços (um teste de fogo para narradores em todo o Brasil). As duas equipes foram bem na primeira fase e buscam a glória no Mundial
Os suíços, lembramos bem, foram segundos colocados no grupo do Brasil. A equipe foi a única até agora (bate na madeira) a vazar Alisson, graças a um gol de Zuber. Depois, venceram de virada a Sérvia e empataram com a Costa Rica. Os suecos ganharam da Coreia do Sul graças a um pênalti avisado pelo VAR, levaram uma improvável virada da Alemanha aos 50 do segundo tempo (2 a 1) e golearam os mexicanos por 3 a 0 na última rodada. O cartel, portanto, indica uma partida equilibrada e disputada taticamente, com duas equipes que primam pelo estilo coletivo e direto, sem muitos passes até a hora de bater a gol.