Os dois amistosos da Seleção Brasileira na Europa, contra Japão e Inglaterra, serviram para Tite fazer algumas observações para a Copa do Mundo de 2018. E após estes jogos é possível dizer que 18 jogadores estão com o passaporte carimbado para a Rússia.
As cinco vagas restantes devem ser definidas nos amistosos de março do próximo ano, contra Rússia e Alemanha, em Moscou e Berlim, nos dias 23 e 27, respectivamente. Um zagueiro, um lateral-esquerdo, dois meias e um atacante irão preencher a lista definitiva.
Com as observações das partidas em Lille e Londres é possível dizer que Danilo e Giuliano ingressaram no grupo do Mundial. Apenas algum imprevisto deverá deixá-los de fora da convocação. Jemerson perdeu uma grande chance de superar Gil e Rodrigo Caio na defesa, Alex Sandro aumentou as dúvidas de Tite sobre o aproveitamento de Filipe Luís.
No meio, Giuliano fez bom jogo diante do Japão e ganhou espaço. Conhecido de Tite desde os tempos de Inter, o jogador do Fenerbahçe foi um dos que melhor soube aproveitar a oportunidade. Taison e Douglas Costa parecem disputar uma posição, enquanto um articulador mais clássico, como Diego, do Flamengo, que não atuou um minuto sequer, também ainda é procurado pelo treinador brasileiro.
Mas o ataque que tem Gabriel Jesus e Neymar também é uma preocupação no quesito reposição. Roberto Firmino, que na Seleção não repete os desempenhos de Liverpool, deve ficar com a vaga por falta de concorrência. Diego Souza, utilizado como pivô por Tite, apesar das contestações, se candidata para a Copa quase que pelas mesmas razões de Firmino.
Veja quem deve ir à Copa:
Goleiros: Alisson, Ederson e Cássio.
Laterais: Daniel Alves, Danilo e Marcelo.
Zagueiros: Marquinhos, Miranda e Thiago Silva.
Meio-campistas: Casemiro, Paulinho, Fernandinho, Renato Augusto, Giuliano, Willian e Philippe Coutinho.
Atacantes: Neymar e Gabriel Jesus.