Países sul-americanos estão dispostos a unir forças para receber a Copa do Mundo de 2030 — edição que marca o centenário do Mundial. Há uma projeção de candidatura conjunta com Argentina, Uruguai e Paraguai e, segundo o Estadão, o sul do Brasil também pode receber algumas partidas.
De acordo com a reportagem, o grande empecilho inicial é político, já que os presidentes da candidatura original não gostariam de envolver o Brasil, que já recebeu a Copa de 2014.
Inicialmente, a ideia era que o Mundial seria apenas na Argentina e no Uruguai. Contudo, o aumento do número de seleções participantes para 48 a partir de 2026 forçou a organização a buscar alternativas para expandir o número de sedes. O Paraguai foi incluído na proposta e, por questões geográficas, o sul brasileiro também poderia auxiliar no processo — como sub-sedes de treinos ou até mesmo para algumas partidas.
A Região Sul do Brasil tem três estádios em condições de receber jogos da Copa: em Porto Alegre, há o Beira-Rio (que recebeu cinco jogos da Copa de 2014) e a Arena do Grêmio; e, em Curitiba, a Arena da Baixada (que recebeu quatro jogos em 2014).