Um retorno triunfal. Assim pode ser considerada não apenas a volta de Vasco e Fluminense ao Maracanã após três anos, mas sim a reestreia de Juninho Pernambucano com a camisa cruz-maltina.
O jogador de 38 anos foi com sobras o melhor em campo na vitória vascaína por 3 a 1, neste domingo, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time de São Januário saiu da zona de rebaixamento e pulou para a 11ª colocação, enquanto o Tricolor caiu para o 14º lugar.
A partida começou animada, com o Fluminense buscando mais o gol, contudo não ameaçava a meta de Diogo Silva. Mas o que chamava mais atenção era o destempero de Fred, que reclamava muito da arbitragem de Marcelo de Lima Henrique.
O Vasco, por sua vez, ainda se acertava quando conseguiu abrir o placar. Edinho tentou dominar uma bola próximo à linha de fundo, mas Pedro Ken foi mais esperto e a roubou. Em seguida, o meia rolou para trás, achando Juninho Pernambucano, que colocou a bola no alto do canto direito de Diego Cavalieiri. 1 a 0 Vasco.
Na comemoração, o jogador foi em direção à torcida do Flu e, apontando para o gramado, disse: "Este lado aqui é nosso", em referência à polêmica que movimentou a semana, sobre por qual lado as torcidas entrariam no novo Maracanã.
O gol pouco alterou o panorama da partida, já que o Fluminense tinha mais posse de bola, mas não agredia o adversário. Quem agrediu, na verdade, foi Fred. Aos 25 minutos, o camisa 9, que já vinha se estranhando com o zagueiro Jomar, deu uma cotovelada no defensor e foi expulso diretamente. A partir daí, o clássico ficou à feição do Vasco, e o time das Laranjeiras só incomodava em chutes de fora da área. Edinho, duas vezes, quase deixou sua marca.
O segundo tempo mal tinha começado quando, aos 37 segundos, Juninho voltou a dar o ar da graça. O camisa 8 deu ótimo passe para André, que encobriu Diego Cavalieiri, marcando outro belo gol. O técnico Abel Braga, que no intervalo tirou Deco e pôs Rhayner, tinha falado que, mesmo com um a menos, seu time não se entregaria. E foi isso que aconteceu. Aos 11 minutos, Carlinhos aproveitou cobrança de escanteio e subiu sozinho para diminuir: 2 a 1 para o Vasco.
O gol animou o Fluminense, que partiu com tudo e teve diversas chances de empatar. Rafael Sobis, em chutes de longa distância, era a arma mais utilizada. Rhayner também perdeu boa oportunidade. O gol de empate parecia questão de tempo, mas em um contra-ataque vascaíno, o zagueiro Digão era o último homem e cometeu falta em André. Como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Com menos dois, o Fluminense não tinha muito o que fazer.
Para completar a festa, o equatoriano Tenório, que havia entrado há pouco tempo, subiu mais alto que a defesa rival e selou a vitória vascaína por 3 a 1. No fim, Wendel ainda cobrou uma falta no travessão. Por pouco, o Fluminense não foi goleado no dia de seu aniversário de 111 anos. A verdade é que com Juninho Pernambucano inspirado, e Fred irritado, o resultado não poderia ser diferente.
Retorno de luxo
Juninho brilha e Vasco vence o Fluminense por 3 a 1 no Maracanã
Ídolo marcou gol e deu assistência em seu retorno ao time carioca, neste domingo, pelo Brasileirão
GZH faz parte do The Trust Project