Enquanto Marc Márquez (Honda) apenas cumpre tabela e comemora o título do MotoGP antecipado, o pelotão de trás tem muito o que duelar no GP da Austrália, neste final de semana, no circuito em Philip Island. Pilotos da Yamaha, o italiano Valentino Rossi e o espanhol Jorge Lorenzo brigam pelo que sobrou da competição, o vice. E, embora sejam campeões, chegar na frente é uma questão de honra para dois pilotos cuja rivalidade atinge níveis estratosféricos.
O treino da tarde de sexta-feira foi cancelado devido às fortes chuvas. Apenas a categoria Moto3 mandou à pista os pilotos, mas em seguida o temporal aumentou e segurar a moto na pista ficou muito complicado.
Leia mais:
Bellucci perde para Kohlschreiber e cai nas quartas em Moscou
Caju Freitas: UFC pode rumar para a falência
Programa Zona Mista repercute o Gre-Nal 411 em Rádio Gaúcha e ZH
– Não conseguimos trabalhar por causa da chuva, então teremos de recuperar isso mais perto da prova – disse Rossi, vice-líder com 196 pontos, contra 182 de Lorenzo.
Com chuva fraca, o italiano fez o segundo tempo na manhã de sexta, atrás do britânico Cal Crutchlow (LCR Honda). Porém, foi desclassificado por ter rodado mais de dez voltas com pneus de chuva no treino. Se os tempos não permitirem treinos classificatórios, ele vai largar na 20ª posição.
O espanhol Dani Pedrosa, que vinha em crescimento e ainda tinha chance de fazer dobradinha com o companheiro Márquez, não se recuperou de lesão na clavícula e cederá a moto ao ex-campeão Nicky Hayden, chamado pela equipe Honda para completar o time. O piloto participa do Mundial de Superbike, disputado com motos produzidas em série, e não protótipos de pista como a MotoGP.
O circuito australiano é considerado um dos mais desafiadores para motos. No ano passado, a corrida teve 54 ultrapassagens pela liderança, o que a levou a ser considerada pela imprensa especializada internacional a melhor prova da era moderna do MotoGP.
Demais categorias
Na categoria Moto2, a única que ainda não tem o título definido, o italiano Franco Morbidelli vem de cinco pódios nas últimas oito corridas e está a cinco pontos do quarto colocado, Sam Lowes. O líder é o atual campeão, o francês Johann Zarco, que abriu 21 pontos sobre o espanhol Alex Rins. Na Moto3, a taça já é do sul-africano Brad Binder, que no último treino ficou em 22º lugar.
O SporTV transmite as corridas na virada de sábado para domingo. A categoria principal tem início às 3h, mas antes os pegas na pista são na categoria Moto3 (0h) e Moto2 (1h20min).
*ZHESPORTES