A organização do Rali Dacar anunciou nesta quarta-feira, em Paris (FRA), os competidores que vão disputar a edição 2014. A principal prova off-road do mundo, que será realizada entre os dias 5 e 18 de janeiro, na Argentina, Bolívia e Chile, terá a participação de sete pilotos brasileiros.
Na categoria carros, o país terá as duplas Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, ambas da Mitsubishi. Nas motos, vão competir Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumann, da Equipe Honda.
Com largada em Rosário (ARG), cidade do revolucionário Che Guevara e do jogador de futebol Lionel Messi, a 36ª edição do Dacar deve receber cerca de 450 veículos. Ao todo, os participantes percorrerão mais de 9 mil quilômetros, sendo 5 mil de especiais (trechos cronometrados).
Será o mais longo rali desde que a competição passou a ser realizada na América do Sul. A edição de 2014 atravessará paisagens deslumbrantes, como o Salar de Uyuni, um deserto de sal na Bolívia, e terminará em Valparaíso, destino turístico histórico no Chile. O recorde de altitude também deve ser superado e a prova terá mais duas etapas maratona (sem apoio mecânico) para motos e quadriciclos.
- O Dacar vive um grande momento histórico. A largada de Rosário será uma homenagem a uma frase de Che Guevara que diz "sejamos realistas e peçamos o impossível". O trajeto deste ano levará os competidores à Bolívia, país que é cultural e geograficamente o coração do continente. A competição baterá o recorde de altitude e o evento ganha cada vez mais altura, não só simbolicamente - afirmou o diretor do Dacar, Etienne Lavigne.
Grandes nomes do rali da atualidade estão confirmados. O francês Cyril Despres é um dos favoritos nas motos junto com o espanhol Marc Coma. Nos carros, o campeoníssimo francês Stéphane Peterhansel tem presença garantida. Nos quadriciclos, um recorde de participação. Mais de 40 pilotos estarão na edição 2014.
O argentino Marcos Patronelli tentará o tricampeonato. Por fim, nos caminhões, a vitória tripla da equipe Kamaz em 2013 motivou os rivais do russo Eduard Nikolaev a fazer uma revolução tecnológica. Os holandeses Gerard De Rooy e Hans Stacey também estarão na briga pela categoria.