A metodologia inovadora da escola Lumiar é tema do primeiro episódio deste ano do podcast Radar de Inovação. O programa recebe a diretora-geral Maria Soledad Gomez para falar sobre a iniciativa, criada pelo empresário paulistano Ricardo Semler, que foi eleita uma das 12 escolas mais inovadoras do mundo por Unesco, Stanford University e Microsoft. Além da rede privada, a metodologia também foi implementada em quatro escolas de Educação Infantil do ensino público da Capital e em uma escola comunitária.
As turmas são agrupadas por faixas etárias ampliadas e os alunos escolhem em que ordem trabalham os tópicos do currículo. Os professores não têm o perfil tradicional, e as avaliações não são feitas apenas por provas ou testes. Além disso, a convidada aborda os projetos interdisciplinares realizados em ambientes fora da sala de aula:
— A educação que está posta visivelmente não dialoga com a sociedade de hoje. Seja para o mercado de trabalho, seja para a família, seja para qualquer coisa. Se a gente não mudar a educação, não vai funcionar.