A +praTi, iniciativa não governamental lançada em 2020 que reúne empresas do ramo de tecnologia e inovação, está oferecendo mais 1,3 mil bolsas em capacitações focadas na área de tecnologia da informação (TI). Para concorrer, é preciso ter mais de 15 anos e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.
Os cursos são totalmente online. Destinadas a todos os públicos, há quatro oportunidades de capacitação: Introdução à programação, Informática profissional, Desenvolvedor Java e Desenvolvimento Front-End: Do Zero ao Primeiro Site. Informática profissional é de caráter introdutório, voltada para quem apenas deseja aprimorar o currículo, sem necessariamente trocar de área. Já as outras três são focadas para aqueles que visam entrar no mercado da TI.
Introdução à programação, informática profissional e desenvolvedor Java estão com inscrições abertas até 24 de julho, quando no final do dia será divulgado o resultado da seleção. As aulas iniciam no dia 25 do mesmo mês. Já a capacitação "Desenvolvimento Front-End: Do Zero ao Primeiro Site" está com as inscrições abertas até 14 de agosto. O resultado será informado dia 18, e as aulas iniciam dia 22.
As inscrições ocorrem no www.maisprati.com.br. A formação dura de dois a quatro meses, dependendo da capacitação escolhida. Há aulas síncronas e assíncronas, e também é preciso entregar atividades e realizar prova. Os participantes também terão webinários temáticos para ampliar seus conhecimentos.
Após a conclusão, os formados são indicados a participar dos processos de seleção de emprego das empresas mantenedoras, podendo ser contratados de acordo com suas habilidades.
— As empresas ajudam a iniciativa a formatar cursos que tenham aplicabilidade na prática. A formação é pensada para preparar os profissionais para entrarem nessas empresas, que estão em processo de se prepararem para receber essas pessoas que estão iniciando na carreira — afirmou o líder do Comitê de Produto, Gediel Luchetta, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Gaúcha, na quarta-feira (13).
De acordo com Luchetta, a seleção dos candidatos que serão contemplados com a bolsa é feita com base no perfil, analisando a afinidade com a área.
Confira abaixo as oportunidades, prazos e tempo de formação:
Desenvolvimento Front-End: Do Zero ao Primeiro Site: destinada àqueles que desejam aprender a fazer sua própria página na web. Duração de 19 encontros, aproximadamente quatro meses, com aulas de duas horas ao-vivo e tarefas semanais. Inscrições até 14 de agosto e início das aulas no dia 22 do mesmo mês. Os estudantes que atingirem certos pré-requisitos serão selecionados para um módulo bônus de React com duração de 4 semanas.
Informática profissional: para quem tem pouco conhecimento e deseja aprimorar as habilidades e o currículo, sem o objetivo de fazer transição de carreira. Duração de dois meses. Inscrições até 24 de julho e início das aulas dia 25.
Introdução à programação - voltada aos talentos que têm interesse em aprender mais sobre os códigos e ingressar em profissões de Tecnologia da Informação (obrigatório para quem deseja cursar a trilha de Java). Duração de dois meses. Inscrições até 24 de julho e início das aulas dia 25.
Desenvolvedor Java - destinada a quem gosta de programação e quer fazer parte do mercado que mais cresce e gera empregos do mundo. Para fazer essa trilha de conhecimento, é preciso antes fazer Introdução à programação. Duração de dois meses de aula.