Muito assustador. Essa foi a expressão utilizada pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, para descrever o atual cenário de aprendizado de matemática no Ensino Médio na rede que ela comanda.
Raquel apresentou na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28), os resultados da mais recente avaliação diagnóstica feita com alunos da rede pública estadual. Ao tratar dos indicadores de matemática, a secretária explicou que os níveis atuais de ensino na saída do Ensino Médio correspondem ao que os estudantes deveriam dominar na 6ª série do Ensino Fundamental.
– No (indicador do) 3º ano do Ensino Médio, você pode chorar dois dias sem parar, porque 92% dos alunos estão abaixo do básico. Isso significa que os alunos do 3º ano estão saindo (da escola) com nível de matemática da 6ª, 7ª série do Ensino Fundamental. Ou seja, raciocínio lógico, dedutivo, abstrato não existem. Esse é um quadro muito assustador — alertou Raquel.
Em março, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou uma avaliação diagnóstica de Português e matemática que contou com a participação de 624 mil alunos de 2.147 escolas estaduais. Estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio responderam as questões.
Minoria tem resultado satisfatório
Os resultados dos testes mostraram que apenas a minoria dos estudantes tem resultados positivos (classificados nas categorias "adequado" ou "avançado").
A maioria dos alunos da rede estadual, tanto em Português quanto em matemática, foi classificada nos grupos de conhecimento "básico" (inferior ao mínimo necessário) ou "abaixo do básico" (nível considerado crítico).
— Quero fazer um esclarecimento. O nível mínimo é o nível adequado. Quando a gente fala em nível básico o aluno já está com um ano de defasagem em relação ao adequado. O nível que serve de referência para nós é o adequado — detalhou a secretária.
Veja abaixo os resultados de matemática da avaliação da Seduc
A apresentação dos dados ocorreu durante sessão da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Durante a reunião, a secretária elencou os programas que são realizados para melhorar os indicadores:
— Os caminhos que estão sendo trilhados para essa recuperação vão desde o aumento da carga horária de Português e matemática, mais o programa Escolha Certa, a Bolsa de Permanência.
Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 33,6 mil contratos de servidores efetivos e 24 mil contratos de servidores temporários. Conforme a Seduc, o próximo concurso terá edital lançado em julho e será realizado em outubro.
Nos próximos dias, a secretária prometeu retornar à Comissão de Educação da Assembleia para seguir o diálogo iniciado nesta terça com os parlamentares.