Estudantes do Estado de São Paulo, de escolas públicas e particulares, terão de voltar obrigatoriamente às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (18). A determinação será anunciada nesta quarta-feira (13) pelo governador João Doria, em coletiva à imprensa. Apenas crianças e adolescentes com atestado médico que impeça a presença poderão ficar em casa. A informação é do Estadão.
– A regra é: criança na escola todos os dias e não alguns dias. A sociedade já voltou, as pessoas estão tendo convivência mais aberta e é preciso priorizar a educação, senão não vamos recuperar a aprendizagem – disse ao Estadão o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.
A partir do dia 3 não será mais necessário o distanciamento de 1 metro entre estudantes, o que atualmente acaba levando ao revezamento de dias presenciais por falta de espaço nas salas.
Apesar de a maioria dos alunos nas escolas particulares estar presencialmente todos os dias, o mesmo não ocorre na rede pública. Na estadual, cerca de 70% voltaram, mesmo com o retorno autorizado desde fevereiro.
Os prefeitos têm autonomia para decidir apenas se as redes municipais vão acompanhar as medidas, mas a estadual e a privada (com exceção das que têm só educação infantil) são reguladas pelo Estado.
Segundo Rossieli, a volta total agora vai ajudar também a organizar o ano que vem. Ele diz que “não está sendo nem cogitado” retirar o uso de máscaras e as medidas foram aprovadas pelo comitê que assessora o Estado.
– Estamos acompanhando tudo com a área médica. A pandemia ainda não acabou, mas não podemos continuar com a hipocrisia de que a covid só circula nas escolas. Isso não verdade.