Desde a mudança no decreto que alterou as regras do modelo de distanciamento controlado no Estado, na última semana, as escolas da rede privada adotaram o retorno escalonado às aulas presenciais. Aos poucos e seguindo diversos protocolos, as instituições passaram a receber de volta os estudantes nas salas de aulas.
No Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, a segunda-feira (3) foi de escola aberta para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para se ajustar às exigências sanitárias, a instituição organizou um revezamento de alunos para turmas da 3ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Já as crianças da 1ª e da 2ª séries do Fundamental são atendidas integralmente, sem escalonamento. Segundo a instituição, o percentual de adesão é de 90%.
Com uma expectativa grande para o retorno, o estudante da 5ª série Giuseppe Rosso de Barros, 10 anos, acordou cedo. Às 6h, o menino já estava de pé e apressando a família para sair de casa, contou o pai, o dentista Leonardo Rufatto de Barros:
— Ele frequentou a escola de outubro a fevereiro, mas estava querendo voltar. Como ele é líder de turma, confeccionou um cartaz de boas-vindas aos colegas.
Após o primeiro dia letivo de 2021, Giuseppe contou que estava muito animado com a volta às aulas presenciais depois de um longo período só com atividades remotas. Detalhou o que escreveu no cartaz e como foi a experiência vivida em 2020:
— Desejei um bom ano para todos, de muitas conquistas e de aprendizado. Foi difícil o ano passado, mas deu para aprender. Às vezes a internet travava — riu o menino.
Apesar da saudade de todos, o menino se mostrou ciente dos cuidados que a situação pede:
— Tinha vontade de sair abraçando todo mundo, mas não pode — lamentou.
Uma das medidas adotadas pelo colégio para evitar aglomerações foi a saída em diferentes horários: às 11h45min, às 12h e às 12h40min. Dessa forma, o fluxo de estudantes foi bastante tranquilo e sem agrupamento de pessoas.
Mais escolas ampliaram turmas
Outra instituição que ampliou o atendimento presencial nesta segunda foi o Colégio La Salle Santo Antônio, que passou a receber, também, alunos da 3ª a 9ª séries. Conforme a diretora, Silvana Maria Menegat Cansan, houve adesão superior a 85% na Educação Infantil e nas 1ª e 2ª séries do Fundamental. Nos demais anos, esse índice é de cerca de 60%. O Colégio Anchieta também retomou as turmas em todos os níveis nesta segunda.
O Colégio ACM começou as aulas para Educação Infantil, 1ª e 2ª séries do Fundamental. Na quarta (5), é a vez do retorno das 3ª, 4ª e 5ª séries. Por fim, as demais turmas retomam as aulas presenciais em 10 de maio.