As aulas serão retomadas na tarde desta quarta-feira (13) na escola Estadual de Ensino Fundamental Herlita Silveira Teixeira, em Cidreira, no Litoral Norte. O local estava interditado desde o dia 26 de abril quando, após denúncia, os bombeiros identificaram diversos problemas na estrutura, na rede elétrica e no sistema de gás. Ao todo, 420 alunos perderam 35 dias letivos.
Nesta manhã será feita uma reunião com os professores e os pais, e no turno da tarde os alunos já terão aula. Na semana passada, houve uma reunião no Ministério Público que determinou que fossem feitos reparos no prédio e que, após vistoria dos bombeiros, parte da estrutura fosse liberada para utilização.
Segundo a diretora Itamari Pires Teixeira, metade da escola foi adaptada. Foram colocados 20 extintores de incêndio e 91 placas de sinalização. Além disso, a prefeitura do município retirou as telhas que poderiam cair no pátio, que segue interditado.
— Nós ainda não teremos energia elétrica. Mas como nossas janelas são grandes, as aulas ocorrerão somente com a claridade do dia — afirmou a diretora.
No total, oito salas de aula foram liberadas para receber alunos nos turnos da manhã e da tarde. O setor administrativo também foi adaptado para que os serviços iniciem na tarde desta quarta.
Em relação aos alunos da Educação Infantil, que tinham aula em uma igreja, eles já foram realocados na Escola Marcílio Dias. Quanto à reforma total do prédio, já foi definida a empresa que fará a obra. Ela está na fase de entrega de documentos. Após dada a ordem de início, a obra deve durar 60 dias.