A movimentação intensa de candidatos no campus da PUC-RS, em Porto Alegre, cedeu lugar à calmaria após o começo do primeiro dia de provas do Enem, na tarde deste sábado. Em bancos espalhados junto aos prédios, só se via algumas mulheres conversando, ouvindo música, lendo. São mães que não se importaram em esperar mais de quatro horas pelos filhos enquanto eles faziam as questões que pode definir seus futuros.
Uma delas é a auxiliar administrativo Naísa da Silva. Enquanto o filho de 18 anos fazia as provas de ciências humanas e ciências da natureza, ela lia um livro.
"Quando ele foi entrar para a prova, me deu um abraço e disse: 'mãe agora é para valer'. Ele sente que a minha presença é importante, dá mais segurança", disse.
Sentada em um banco de pedra, com alguns raios de sol insistindo em atrapalhar a leitura, ela não tinha motivos para queixas. Afirmou que não se importava em esperar mais de quatro horas pelo filho.
"Os jovens são inseguros nesta fase. Eu gosto de estar perto", afirmou sobre o único filho.
Maria Terezinha Dolores e Luci Sesine também aguardavam as filhas nesta tarde no campus da PUC-RS. As duas se conheceram em frente ao prédio 50 e começaram a conversar para passar o tempo. A primeira tem duas filhas fazendo o Enem e disse que aproveita o tempo de espera para mandar boas energias às meninas.
Já Luci afirmou que gosta de acompanhar a filha para garantir que ela vai chegar a tempo e em segurança para as provas.
Maria Cleusa Durão também aguardava a filha, de 16 anos, enquanto lia um livro. Ela disse que a menina se sente mais confiante com a mãe por perto.
"A gente tem que dar força porque eles são muito jovens, precisam do incentivo".
Já Karen Sigaud fez até oração na capela da universidade após o filho entrar para a prova. "Fui lá pedir luz, que ele tenha calma", afirmou.
Todas confirmaram que amanhã estarão de novo para acompanhar a maratona do Enem. "A gente faz tudo pelos filhos", sintetizou Naísa.
As provas do Enem começaram hoje com ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã é a vez de linguagens, matemática e redação.