A pouco mais de quatro meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e a cerca de seis meses do vestibular 2017 da UFRGS, Zero Hora fechou uma parceria para colaborar com a preparação dos estudantes que vão encarar um desses desafios ou até mesmo os dois.
A partir desta segunda-feira, estará disponível em zerohora.com a plataforma AppProva, que oferece testes, desafios e simulados para o exame nacional e para a seleção da UFRGS, além de outros processos seletivos de instituições de Ensino Superior do país.
O acesso ao conteúdo é totalmente gratuito e pode ser feito após login e o preenchimento de um breve perfil, que pede apenas informação do Estado, da cidade, da escola e da série em que o estudante está ou se já é formado no Ensino Médio.
O cadastro pode ser feito por computador ou smartphone, nos modos Jogar, Simulados ou Desafios. O modo Jogar seleciona questões aleatórias de diversas disciplinas ou somente uma, dependendo da escolha do aluno.
Estudo pode ser compartilhado
O modo Simulados possibilita a realização de atividades no formato do Enem e de outros vestibulares, além da análise de resultados, que permite o direcionamento dos estudos. E o modo Desafios permite ao aluno interagir com outros amigos para estudarem de forma colaborativa.
– A ideia é que o aluno que for utilizá-lo possa testar seus conhecimentos e identificar suas dificuldades e gaps para poder melhorar. O AppProva mostra no que o estudante precisa melhorar e ele pode levar isso ao seu tutor ou professor para ajudá-lo – diz Rafael Luiz Santos, um dos criadores da ferramenta.
O AppProva conta com um banco de dados com mais de 35 mil itens, que incluem todas as provas anteriores do Enem e os principais vestibulares do Brasil. Parte desse material é inédita e foi elaborada pela equipe pedagógica da plataforma, em Belo Horizonte (MG). A plataforma também disponibiliza diagnósticos sobre a performance do aluno, o que permite ajustes antes das provas.
– Ele pode testar o quanto antes e descobrir seus pontos fracos e fortes – reforça Rafael.
O AppProva foi fundado em 2012 em Belo Horizonte pelos empreendedores Matheus Goyas e Rafael Luiz e conta com cerca de 50 profissionais. O app já é acessado por aproximadamente 1 milhão de estudantes e utilizado em cerca de 8 mil instituições de ensino.