A trajetória de 32 anos da Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla (Fadem) no atendimento e inclusão de bebês, crianças e jovens com deficiência múltipla ou atrasos no desenvolvimento é o foco de um documentário que será lançado nesta quarta-feira à noite na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Além da exibição do filme, o evento – gratuito e aberto ao público – também contará com um debate (leia mais abaixo).
Leia mais:
Especialista defende games na educação
Dirigido por Bibiana Xausa-Bosak e patrocinado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), Vamos Falar de Inclusão? aborda de forma leve e emocionante, por meio do depoimento de pais e profissionais, o dia a dia desta clínica que é construída a partir das potencialidades dos bebês, crianças e jovens atendidos.
Talvez a leveza que o espectador verá na tela venha justamente daí, da aposta no potencial desses sujeitos e no investimento por parte de uma equipe interdisciplinar, no direito dessas crianças e jovens de viverem sua infância e adolescência da forma que melhor lhes for possível e, assim, incluírem-se não só na escola, mas na vida.
Segundo a FMSS, o documentário será um material importante para estudantes, educadores e sociedade de forma geral na reflexão sobre o tema da inclusão. A partir da semana que vem, o filme estará disponível no YouTube. O link será divulgado na página da Fadem no Facebook.
A APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO
Quando: nesta quarta-feira, das 19h às 20h30min
Onde: Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, em Porto Alegre).
Após o filme, haverá um debate sobre o tema com Alfredo Jerusalinsky, do Centro Lydia Coriat, Lucia Ritzel, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, e Luciana Loureiro, da Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla.
O evento é aberto ao público, com entrada franca.