Passou a correria das provas para os vestibulandos da UFRGS, mas imediatamente começa outra maratona para essa turma: a da organização dos documentos exigidos na matrícula. Dias antes do processo seletivo deste ano, estive conversando com o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann e, no encontro, estava a coordenadora de Ações Afirmativas da universidade, professora Luciene Simões.
Além da preocupação em informar sobre os trâmites do concurso, ambos reforçaram a necessidade de os candidatos providenciarem, mesmo antes do listão, a documentação pedida na hora da matrícula. Já imaginou ser aprovado e perder a vaga por um simples papel? Pois é, mas acontece mais do que se imagina.
Atenção maior devem ter os estudantes que concorrem pelo sistema de reserva de vagas, porque a papelada é extensa e parte dela depende de solicitações em órgãos públicos e empresas, que, nesta época, funcionam em horários especiais.
Se você – ou seu filho/irmão/neto/sobrinho – encarou a disputa para valer e acredita que é forte candidato a uma das vagas da federal, melhor não marcar essa bobeira. A UFRGS geralmente concede um período para os aprovados ajustarem a documentação, mas não dá para contar com isso porque também é um tempo curto. Tudo o que é exigido na matrícula está informado no Portal do Candidato e no edital do vestibular, disponíveis em vestibular.ufrgs.br.
Nesses 10 dias que antecedem a divulgação da lista dos aprovados, que tal aplacar a ansiedade deixando tudo em ordem para a nova vida de calouro?