Começou neste sábado o primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), um dos maiores locais de prova da Capital, o movimento de estudantes começou por volta das 11h.
AO VIVO: acompanhe o primeiro dia de provas do Enem 2015
A partir das 18h, ZH faz correção das provas e divulga gabarito extraoficial
Estudantes, pais e professores de cursinho se dividiram entre os prédios 7, 8, 11, 12, 30 e 50. O trânsito na Avenida Ipiranga, principal acesso à universidade, começou a se intensificar perto das 13h, horário de fechamento dos portões. Às 13h em ponto, quando o segurança do prédio 11 da PUCRS fechou a primeira porta que dava acesso às salas, começou uma correria entre os candidatos.
Após duas horas do início da prova, os primeiros candidatos começaram a sair das salas. De acordo com os estudantes, temas como Estado Islâmico, igualdade de gênero, economia chinesa, crise hídrica e história do Brasil caíram na primeira parte do exame, que engloba questões de geografia, história, filosofia e sociologia.
Em Ciências da Natureza - com conteúdos de física, química e biologia -, entre os assuntos cobrados estavam entalpia, oxi-redução, clima, erosão, mapas com regiões do Brasil, ondas físicas, energia e recursos naturais.
- Eu fiz ano passado e achei mais difícil a prova deste ano - avaliou Carine Santos de 21 anos.
Neste domingo, os candidatos responderão questões de Linguagens, Redação e Matemática. São esperados 7,7 milhões de participantes do exame, segundo informações do Ministério da Educação.
Dez coisas para NÃO fazer antes e durante o Enem
Três estudantes dão dicas para se dar bem nas provas
Dicas de simulados e sites para testar conhecimentos na reta final
VÍDEOS: confira dicas rápidas para encarar o exame no Minuto Enem
Nas 63 universidades federais do país, a prova é usada como parte ou como todo o processo seletivo. O Enem ainda é critério para acesso às bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), ao Financiamento Estudantil (Fies), em faculdades privadas, e ao programa Ciência sem Fronteiras, que envia universitários para intercâmbio no exterior.
* Com agências