O cosmólogo britânico Stephen Hawking lançou nesta segunda-feira a maior busca de vida extraterrestre já realizada, com um projeto de 10 anos que pretende escanear o espaço em busca de sinais de vida inteligente.
Buracos negros não existem, diz Stephen Hawking
O projeto Breakthrough Listen, apoiado pelo empreendedor russo Yuri Milner, custará 100 milhões de dólares e será a tentativa mais poderosa, completa e intensiva de buscar sinais de vida extraterrestre no universo.
- Em um universo infinito, devem existir outros casos de vida. Pode ser que, em algum lugar do cosmos, talvez exista vida inteligente -, declarou Hawking no lançamento deste projeto na Royal Society, a academia britânica de Ciências, em Londres.
Stephen Hawking e as controvérsias para desenvolver a teoria de tudo
- Seja como for, não há maior pergunta. É hora de se comprometer a encontrar uma resposta, de buscar vida além da Terra. Devemos saber-, acrescentou.
O projeto utilizará alguns dos maiores telescópios já criados para buscar sinais de laser e espectros eletromagnéticos. Em paralelo a esta iniciativa, foi lançado o projeto Breakthrough Message, uma competição internacional para criar mensagens digitais que representem a humanidade.
Leia todas notícias do Planeta Ciência
Até o momento, não foi decidido enviar mensagens ao espaço, e o projeto deve gerar debate sobre se os seres humanos devem fazer isso ou não.