Para quem quer ingressar no mercado de trabalho, mudar de emprego ou trocar de área há um desafio em comum: formatar um currículo competitivo. Cartão de visitas do profissional, o documento traz as qualificações e as experiências - e pode ser definitivo na disputa pela vaga almejada.
- Não é fácil de fazer. Leva tempo e a pessoa precisa se dedicar. Estar antenada ao que o mercado está procurando torna o currículo mais interessante - afirma Adriana Gomes, especialista em orientação vocacional e autora do livro Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira.
Emprego com carteira cai 1,5% no trimestre até abril, diz IBGE
Mais de 240 vagas: cinco concursos públicos com inscrições abertas no RS
Como preparar uma carta de apresentação
Em uma seleção de emprego, podem ser recebidos pelo recrutador dezenas de currículos. A maneira que o documento está montado, em apresentação e conteúdo, pode definir se o material ganhará leitura ou não.
- O objetivo é chamar a atenção dos recrutadores, pois geralmente se tem pouco tempo para analisar. Há técnicas para deixar o currículo mais atraente - ressalta Elen Souza, assessora de carreiras da Catho, uma das principais empresa de recrutamento online do Brasil.
Em vídeo, especilista fala sobre os erros mais comuns na hora de fazer um currículo
Nada de cores chamativas, fotos pouco profissionais e textos quilométricos. A aposta deve ser na simplicidade.
- Não se pode perder o foco. Muita gente tem uma concepção errada de como tornar o currículo mais chamativo - diz Simone Kramer Silva, vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e especialista em carreiras.
O caderno Educa reuniu os principais pontos destacados pelas especialistas. Confira.