Como é a vida amorosa da mosca-das-frutas? É complicada. Em um artigo novo, publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B, pesquisadores relatam que o macho não gosta de acasalar com a mesma fêmea duas vezes, enquanto as fêmeas preferem repetir o parceiro.
Além disso, embora as fêmeas também acasalem com o irmão de um antigo par sexual, os machos evitam acasalar com a irmã de sua parceira.
O estudo sobre a resposta da mosca-das-frutas a parentes de parceiros anteriores é o primeiro a analisar "o efeito cunhado", afirmou Cedric K.W. Tan, um dos autores do estudo e zoólogo da Universidade Oxford.
Para realizar o estudo, que é parte de sua pesquisa de doutorado, o cientista pintou as moscas de cores diferentes de forma meticulosa, para identificar os parceiros e seus irmãos e irmãs.
As respostas mudaram um pouco quando o cientista e seus colegas levaram o olfato das moscas em consideração. A resposta de moscas mutantes, sem o sentido do olfato, aos parentes era menos intensa, afirmou Tan. Os machos estão menos propensos a rejeitar fêmeas que eles conheçam e as fêmeas estão menos propensas a procurar por machos conhecidos.
Isso sugere que as moscas-das-frutas também dependem da visão e da audição para identificar seus parceiros sexuais. Contudo, o estudo mostra que o olfato deve ser importante no momento do cortejo.
- O olfato ajuda a distinguir os indivíduos - afirmou Tan. - Existem odores comuns entre os membros de uma família.